Gestão eficiente: economia na área da saúde amplia serviço e beneficia milhões

Por: Portal Brasil

A gestão eficiente dos recursos públicos no Brasil tem gerado uma revolução na Saúde. Conquistas como o aumento no número de ambulâncias e ampliação da rede de atenção básica foram alcançadas após o Ministério da Saúde economizar R$ 4,6 bilhões. Esse valor cresce a cada dia e é reaplicado em benefício dos usuários do Sistema Único de Saúde .

Chegar neste nível de economia foi possível após revisão de contratos, extinção de cargos comissionados e compra de medicamentos mais baratos. Ampliar os serviços do SUS beneficia os cerca de 150 milhões de brasileiros que dependem exclusivamente do sistema.

Urgência e emergência Mais de 120 Unidades de Pronto-Atendimento (Upas) foram inauguradas em todo o Brasil. Antes, 451 Upas funcionavam, hoje são 576. As unidades são responsáveis por atender grande parte das urgências e emergências, como: pressão alta, febre, fraturas, cortes, infarto e derrame.

Renovação do transporte Antes, existiam cerca de 3,1 mil ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento a urgências pré-hospitalares. Hoje, esse número passa de 3,2 mil veículos. Para 2018, já estão previstas mais 391 ambulâncias.

O Ministério da Saúde também doará mil vans e 6,5 mil ambulâncias brancas também usadas no transporte sanitário eletivo. Além disso, mais de 57% da frota do Samu com mais de cinco anos foi renovada – são mais de duas mil novas ambulâncias.