‘Garnizé’ e ‘Cruel’ são os novos líderes do tráfico no Caramujo, em Niterói

Thiago da Silva, o Garnizé, e outro traficante identificado como Cruel, são os novos ‘líderes’ do tráfico de drogas do Complexo do Caramujo, em Niterói, por ordem do ‘chefão’ do Comando Vermelho (CV), Luciano Martiniano da Silva, o Pezão. Garnizé e Cruel, além das atividades relacionadas ao tráfico de drogas, são responsáveis por acompanhar a produtividade das ‘Tias do Caramujo’, Monique Menezes, a Loura do Alemão; Jéssica de Souza Martins e Simone de Oliveira.

‘Nomeadas’ pelo tráfico como ‘síndicas’ dos 600 apartamentos do condomínio ‘Minha Casa, Minha Vida’ da comunidade, as três são responsáveis por arrecadar taxa de R$ 120 de cada morador, gerando rendimentos de R$ 72 mil por mês para Pezão.

Dança das cadeiras – Em agosto de 2015, o tráfico do Caramujo sofreu um forte “baque”, com a prisão de Alcindo Luís Fernandes, o Da Cabrita, acusado de chefiar também os morros da Lagoinha, Caixa D’água e do Céu, todos em Niterói.

Após a prisão de Da Cabrita, o Complexo do Caramujo ficou nas mãos de Rodrigo da Silva, o Tineném, que comandou o tráfico de drogas na comunidade até julho de 2016, quando foi preso numa casa no Complexo da Coruja, no bairro Vila Lage, em São Gonçalo.

Foi quando Pezão escolheu Igor Cristiano Santos de Freitas, oTitio Revólver, para ser seu ‘homem de confiança’ no Caramujo, junto com a mulher dele, Bianca Martins dos Santos, a Titia do Comando Vermelho, que foi nomeada ‘sindica geral’ do ‘Minha Casa, Minha Vida’ da comunidade.

Em outubro do ano passado, Pezão descobriu que Titio Revólver estaria, junto com a mulher dele, desviando recursos da taxa de condomínio, além de estar permitindo roubos e assaltos no interior do Caramujo e nas suas redondezas.

Para não ser morto, Revólver teria supostamente facilitado a sua prisão por policiais militares da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Nova Brasília, em conjunto com agentes da 45ªDP (Complexo do Alemão), em Bonsucesso.

Quem não conseguiu escapar do ‘tribunal’ de Pezão foi a mulher de Revólver. A Titia do Comando Vermelho acabou sendo morta e teve o corpo carbonizado dentro de um carro, em junho, no Anaia, em São Gonçalo.

Sucessão – Pezão assumiu o controle do tráfico de drogas no Complexo do Caramujo em 2008, após receber ordens diretas de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, e Fernandinho Beira Mar, para matar o antigo ‘chefe’ da comunidade, Antônio de Souza Ferreira, o Tota, que era nascido e criado no Caramujo. Até hoje o corpo de Tota não foi encontrado.

Pezão chegou a ser preso, em 2005, por policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), quando chefiava a venda de droga na Favela da Grota, no Complexo do Alemão, mas acabou sendo libertado pela Justiça em 2008, pouco antes de comandar a morte de Tota.