Funaro diz ter ‘certeza’ que Temer recebia parte da propina de esquema do PMDB

Funaro diz ter ‘certeza’ que Temer recebia parte da propina de esquema do PMDB

O operador financeiro Lúcio Funaro disse em depoimento ter “certeza” que o presidente Michel Temer recebia parte da propina paga no esquema que atuou na Caixa Econômica Federal e envolvia políticos do PMDB.

O G1 procurou a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto às 16h55 e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.

Funaro fechou acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato. O acordo foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal no início deste mês.

Documentos com o conteúdo dos depoimentos de Funaro foram anexados ao inquérito que investiga supostos crimes cometidos por políticos do PMDB da Câmara.

“[Funaro disse] que [Eduardo] Cunha falava ao depoente [Funaro], abertamente, que Michel Temer também recebia propina e tinha conhecimento dos fatos; [acrescentou] que tem certeza que Michel Temer tinha conhecimento e recebia parte da propina”, diz o relatório da delação.

Leia também: Temer ‘avalizou’ nome indicado pelo PMDB pra arrecadar propina na Caixa, diz Funaro

Em depoimento prestado à Polícia Federal em junho, Funaro já havia dito que Temer orientou a distribuição de dinheiro desviado da Caixa.

À época, o Palácio do Planalto afirmou que o presidente nunca deu nenhuma orientação sobre distribuição de dinheiro e não tinha relações com Funaro.

‘110% de certeza’

Em outro trecho do depoimento, Lúcio Funaro afirmou que o ex-deputado Eduardo Cunha era quem recebia os recursos ilícitos e enviada ao presidente Temer.

A propina, acrescentou o delator, era administrada por José Yunes, ex-assessor especial de Temer, e pelo coronel Lima, amigo do presidente.

“[Funaro disse] que sabe que Eduardo Cunha redistribuía propina a Temer com ‘110% de certeza'”, diz outro trecho do relatório.

Procurado, o advogado de Yunes, José Luis Oliveira Lima, enviou a seguinte nota: “Lúcio Funaro apresentou várias versões sobre inúmeros fatos e mais uma vez faltou com a verdade. José Yunes, é advogado com mais de 50 anos de militância profissional. Ao contrário de Funaro, possui reputação ilibada. No momento oportuno, Lúcio Funaro irá responder por suas afirmações caluniosas.”