Fronteira – Reportagem aponta mais de 250 portos clandestinos de Foz até Guaíra

O jornal Última Hora, do Paraguai, publicou uma reportagem onde faz um levantamento sobre portos clandestinos no Rio Paraná. De acordo com a reportagem, que verificou o lago de Itaipu entre Foz do Iguaçu e Guaíra, no lado brasileiro, e Hernandárias e Salto del Guairá no lado paraguaio, foram identificados pelo menos 261 portos utilizados pelo tráfico, contrabando e descaminho.

Segundo a reportagem, são 170 portos clandestinos no lado paraguaio e mais 91 no lado brasileiro. O jornal também identificou os proprietários dos terrenos onde estão localizados os portos. Ainda segundo a reportagem, em alguns portos foram identificados funcionários de forças de segurança paraguaia ajudando no carregamento de mercadorias ilícitas em barcos clandestinos. você pode acompanhar a reportagem completa no jornal clicando aqui (em espanhol).

É importante destacar que no lado brasileiro na última semana policiais de Santa Terezinha de Itaipu foram flagrados transportando produtos ilegais na viatura da Polícia Militar. Mercadorias como essência de narguilé e cigarros oriundos do Paraguai estavam sendo transportados entre Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.

Nos últimos meses as forças policiais brasileiras fortaleceram o combate ao tráfico, contrabando e descaminho no Rio Paraná. Estão em andamento duas Operações, a Hórus e a Obstrução que foi desencadeada pelo Batalhão de Fronteira (BPFron), Exército, Força Nacional, Polícia Federal entre outras. Abaixo dados do balanço realizado no mês de julho sobre as apreensões ocorridas durante a Operação Hórus, que foi idealizada pelo Ministro Sérgio Moro.

A guerra contra o contrabando resultou na morte de um homem que estava transportando cigarros na semana passada. Militares do Exército reagiram após o piloto da embarcação desobedecer ordem de parada. Além do piloto, o ajudante também foi atingido, porém foi resgatado com vida. No último sábado (3), cerca de 50 guairenses fizeram uma manifestação pedindo paz.

As informações são da Rádio Cultura Foz