Frente fria ganha força e bons volumes são previstos para RS, MS e parte do Paraná

A frente fria em atuação no sul no país ganha mais intensidade nesta terça-feira (12) e os volumes passam a ficar mais expressivos também no Mato Grosso do Sul. As chuvas avançam e também chegam para o oeste do Paraná nas próximas 24 horas. 

Segundo o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio Grande do Sul também tem indicação de boas chuvas ao longo desta terça-feira. Os acumulados mais expressivos são esperados para a região central do estado – entre 60 e 70 milímetros de precipitação. Também deve chover nas demais áreas, porém com volumes mais baixos. 

Já para o Mato Grosso do Sul, as chuvas devem ser volumosas apenas para a região sul do estado. Os modelos apontam chuvas de até 60 milímetros em alguns pontos. Os sistemas vão ganhando força ao longo do dia e as chuvas devem abranger uma maior parte do estado a partir da quarta-feira (13). 

Para o oeste do Paraná, estado que os produtores precisam de chuvas para garantir o bom desenvolvimento do milho safrinha e que já contabilizam perda expressiva na produção, as chuvas devem atingir apenas parte do oeste do estado, com até 20 mm. A mesma condição é esperada para Santa Catarina, que também enfrenta irregularidades das chuvas e não deve receber volumes expressivos. 

Nesta semana também é prevista a volta de volumes mais expressivos para o Centro-Oeste. Segundo o modelo Cosmo do Inmet, com o avanço da frente fria, Mato Grosso pode registrar acumulados de até 50 milímetros em alguns pontos. As chuvas devem atingir áreas do sul, centro e oeste do estado. A região leste deve permanecer com tempo estável. 

A partir da sexta-feira (15) as chuvas chegam na região do café, em Minas Gerais. As chuvas acontecem exatamente no momento em que os trabalhos de colheita começam a ficar mais intensos no estado. Segundo o Inmet, são esperados volumes entre 20 e 40 milímetros de precipitação na região. Após a passagem da frente fria, as temperaturas devem cair no sul de Minas Gerais, mas o Inmet destaca que não há previsão de geadas para a região nos próximos dias.

 Notícias Agrícolas