Fique atento às regras para atendimento de emissão de RG durante a pandemia

Regras de biossegurança diminuem agendamentos disponíveis e causam represamento de demanda
25/08/2020 10:45 – Rodrigo Almeida


Com a paralisação dos serviços durante o período de bloqueio em Mato Grosso do Sul e com as normas de biossegurança implantadas nas retomadas das atividades, o serviço de emissão e cédulas de identidade RGs também teve que se adaptar.

Desde o outubro de 2019, o agendamento passou a ser feito pela internet em Campo Grande. Os agendamentos antes eram feitos num intervalo de 60 e 90 dias, agora estão restringidos a apenas 15.

Serão abertas novas vagas no dia 1º de setembro, para atendimentos até o dia 15. Com a diminuição de oferta, os pedidos ficaram represados, e os 700 atendimentos diários que eram feitos antes da pandemia aumentaram consideravelmente.

Segundo o diretor do Instituto de Identificação, Márcio Cristiano Paroba, “em dias normais, nós tínhamos uma média de 600 a 700 atendimentos por dia no estado, hoje estamos com uma demanda bem superior a isso”.

Para atender o protocolo estabelecido pelos órgãos de saúde, o número de atendentes nos postos também foi reduzido.

Outra medida foi aumentar o intervalo de atendimento que antes era de 15 minutos para 30 minutos enquanto durar o estado de emergência.

Atendimentos de urgência

Dessa forma, as vagas acabam rapidamente e quem precisa de atendimento de urgência precisa buscar outras formas.

O diretor do Instituto explica que para casos comprovadamente emergenciais e que o usuário não pode esperar pelo agendamento, a orientação é procurar um posto de identificação mais próximo.

“A pessoa deve levar documentos que comprovem a urgência da emissão da identidade e, se constatada, nós vamos fazer um encaixe para o atendimento, se não no mesmo dia, o mais breve possível”, garante Paroba.

Ele ainda aconselha que as pessoas “só agendem e compareçam aos postos de identificação se realmente estiverem precisando do documento”, para resolver alguma questão com recebimento de salário/benefícios, fichamento em emprego, tratamento médico ou viagens inadiáveis.

Como agendar

Para ter acesso ao atendimento eletrônico, o usuário deve acessar na internet o endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento.

Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da nova identidade ou da segunda emissão, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora e o protocolo de agendamento do atendimento, com código de barras.

Na página da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) na internet, que pode ser acessada clicando aqui, o usuário encontra todas as informações de como proceder para emitir a primeira e segunda vida da carteira de identidade, bem como os endereços dos Postos de Identificação. Correio do estado