Filhote de onça-parda, encontrado dentro de banheiro de obra

Filhote de onça-parda, encontrado dentro de banheiro de obra, viaja quase 400 km e chega à capital para tratamento

O felino foi capturado pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em Coronel Sapucaia (MS) e por causa do ferimento em uma das patas foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestre (CRAS), em Campo Grande.

Por Renata Barros, g1 MS

O filhote de onça-parda, que foi encontrado no banheiro de uma construção, em Coronel Sapucaia (MS), chegou em Campo Grande na tarde desta terça-feira (29). O felino foi resgatado na segunda-feira (28) e como apresentava um ferimento em uma das patas, foi transferido para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestre (CRAS) da capital.

O animal enfrentou 397 km de viagem até Campo Grande, onde receberá tratamento médico-veterinário. Segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), a onça-parda está em estágio juvenil e já levava uma vida independente.

Assim que possível, o animal deve ser reintroduzido ao seu habitat natural.

Segundo o tenente-coronel da PMA, Ednilson Paulino Queiroz, nesta idade os animais se separam da mãe e iniciam a vida independente. Ele explica que, como esses felinos têm um território muito grande, acabam entrando em áreas urbanas em busca de caça.

Queiroz aponta que possivelmente o filhote estivesse caçando algum pequeno animal quando entrou no banheiro da obra, e que o ferimento na pata tenha ocorrido em meio a busca de presas.

Essa foi a segunda onça-parda encontrada em área urbana em Mato Grosso do Sul em 2022. A outra, um animal já adulto, estava no quintal de uma casa em Bataguassu. Foi mobilizada uma força-tarefa envolvendo PMA, PM, Corpo de Bombeiros e Imasul para fazer o resgate. Após a captura, o animal foi solto em uma área de mata do município.