Famílias de São Paulo voltam a se endividar, diz estudo

Estudo divulgado pela Fecomercio-SP na terça-feira (10) revela que 2,13 milhões de famílias paulistanas (54,6%) estavam endividadas em março, 185 mil a mais (+ 4,4%) em comparação com o mesmo mês de 2017 – o número de famílias com dívidas cresceu também em fevereiro.

O tipo de dívida que lidera a lista é o cartão de crédito (73,7%), seguido por carnê (14,3%), financiamento de carro (10,9%), imobiliário (9,8%) e crédito pessoal (8,9%).

A Fecomércio-SP explicou à revista Veja que, no começo do ano, as famílias fizeram um movimento na tentativa de organizar o orçamento familiar com a ajuda do décimo terceiro e de outras bonificações. “Depois disso, veio a sequência de duas altas consecutivas nos índices de endividamento, referentes aos meses de fevereiro e março.”

“A oferta de crédito atual favorece o endividamento. Atualmente, as intuições financeiras estão cada vez menos seletas para oferecer crédito ao consumidor, isso contribui para a expansão dos gastos. De acordo com os dados do Banco Central, em um ano, a concessão cresceu 12,3%”, prosseguiu a federação