Família que tem 15 pessoas com 6 dedos, nas mãos e nos pés, diz que confia no hexa

Brasilienses ficaram conhecidos na última Copa quando Brasil também buscava hexa. Mutação genética foi herdada de advogado que ajudou a fundar Clube do Choro no DF.

om seis dedos nas mãos e nos pés, os 15 membros da família Silva viraram uma espécie de “amuleto de sorte” da seleção brasileira em Brasília. Desde o Mundial em 2014 eles decidiram aproveitar a variação genética para incentivar o Brasil rumo à conquista do sexto título mundial.

“Hexa nós já somos, falta agora o Brasil correr atrás do dele. Mas dessa vez vai.”
A história dos Silva foi revelada pelo G1 durante a Copa do Mundo no Brasil e, à época, ganhou repercussão internacional. Desde então, nasceu mais um Silva com seis dedos e eles são procurados para dar palpites sobre a seleção e também para falar sobre a mutação genética.

A anomalia – termo médico para a diferença – começou com um dos pioneiros de Brasília, Francisco de Assis Carvalho da Silva, já falecido. Conhecido como “Six”, ele era advogado e músico. Ganhou notoriedade por causa do dedo extra e também por ser um dos fundadores do Clube do Choro, um espaço tradicional da música em Brasília (veja mais abaixo).
PUBLICIDADE.

Agora vai
Apesar da conquista do hexa não ter ocorrido na Copa de 2014, os Silva dizem estar confiantes que dessa vez o Brasil conquista a Copa. “O hexa tem que sair, estamos confiantes. A seleção está muito boa”, diz a administradora Silvia dos Santos Silva.

Para o primeiro jogo do Brasil, no domingo (17), a família se reuniu em um condomínio em Águas Claras. Eles torceram junto com amigos que “infelizmente nasceram só com cinco dedos”, brincam.

Em homenagem ao hexa – o da família e o que a seleção busca – cada um dos Silva vestiu uma camisa com o número 6. Nesta sexta (22), prometem repetir o ritual e apostam na vitória.

“Pelo menos, 2 a 0 a favor da seleção brasileira.”
Entre os jogadores preferidos, eles listam Neymar e Marcelo. “Acho que é melhor seleção dessa Copa do Mundo, diferente da outra [2014]”, afirma o estudante João Assis, de 18 anos.

Seis dedos
A variação genética que fez 15 dos 22 membros da família Silva nascer com seis dedos nas mãos e nos pés é a polidactilia. Sílvia, filha de Francisco de Assis Carvalho da Silva, conta que dos quatro filhos do músico, três – incluindo ela – nasceram com seis dedos.

Netos e bisnetos herdaram a anomalia e dizem estar acostumados a lidar com olhares curiosos de quem percebe, mas não entende, a “marca da família”, como cita a advogada Ana Carolina Silva.

“Muita gente presta a atenção, vê que tem algo de diferente na mão, mas não entende. Outras pessoas não têm coragem de perguntar.”

Ao G1, Ana Carolina explicou que por ter a mão maior do que a média das pessoas, costuma ouvir com frequência brincadeiras sobre o dedo extra. “A clássica é se na manicure eu pago mais caro”.

Sorrindo, ela já emenda a resposta, “digo que não, porque lá se paga pela mão e pelos pés feitos”. Mas tem uma excessão.

“Para fazer a unha decorada é mais caro, cobram por quatro dedos a mais, nas mãos e nos pés.”
Sílvia Silva conta como familiares reagem ao saber que gravidez é de criança com 6 dedos
Aceitação e adaptação
Os Silva dizem que aprenderam a ver e conviver com a mutação genética. Na “família hexa” as crianças são ensinadas desde pequenas a valorizar a diferença. Maria Morena, de 12 anos, toca piano desde os 10 e lembra que o professor precisou adaptar as técnicas para ensiná-la a usar o instrumento.

A recomendação dada pela mãe da menina foi a de sempre usar o dedo nos exercícios. “É um dedo funcional, tem que usar”. Maria conta que assim que aprendeu as técnicas sentiu que ter o “dedo extra” tornava o movimento “mais fácil”.

“Consigo alcançar mais teclas do que a maioria das pessoas e ter mais agilidade entre as notas”.
Durante a escrita, a administradora Sílvia dos Santros Silva segura caneta entre o segundo e terceiro dedo (Foto: Marília Marques/G1) Durante a escrita, a administradora Sílvia dos Santros Silva segura caneta entre o segundo e terceiro dedo (Foto: Marília Marques/G1)
Durante a escrita, a administradora Sílvia dos Santros Silva segura caneta entre o segundo e terceiro dedo (Foto: Marília Marques/G1)

Práticas do dia a dia também, foram adaptadas. Silvia, por exemplo, na hora de escrever segura a caneta entre o segundo e o terceiro dedo. Eles encontraram até um jeito de expressar o número 5 com as mãos. Ao invés de mostrar a mão completa, costumam dobrar um dos dedos.

Agora, quando vão apontar algum objeto, às vezes causam um certo incômodo. Silvia explica que a família usa dedo do meio, que desempenha a função de indicador. “Mas gera confusão”, diz ela.

“Acham que estamos fazendo ‘aquele gesto’.”
Dedo ‘extra’ do estudante Bernardo Assis está entre o polegar e o que seria o ‘segundo dedo’ (Foto: Marília PUBLICIDADE.

Na escola, os mais jovens da família também aprenderam a naturalizar a condição. Com seis dedos também nos pés, os meninos dizem lidar bem com a situação, apesar de evitarem usar sandálias de dedo, que normalmente “não ficam bem”.

Entre as meninas, a família optou por retirar um dos dedos do pé ainda quando são bebês. O motivo, além de estético, é a dificuldade em encontrar sapatos femininos mais largos, feitos para quem tem seis dedos.

Interesse científico
O dedo que dá aos Silva o título de “hexa” está localizado entre o polegar e o indicador. O movimento de pinça, normalmente usado para segurar objetos é feito com ele, que tem um papel funcional no corpo.

Na medicina, segundo explicam os membros da família, há poucos registros pessoas nesta mesma condição. Devido à transferência hereditária da polidactilia para tantos parentes, dois membros da família Silva – o estudante João, de 18 anos, e a administradora Sílvia foram chamados para um estudo em uma universidade alemã.

Na Europa, os dois passaram por testes de força, responderam a questionários e fizeram exames para descobrir qual a região do cérebro é ativada quando movem o “dedo extra”. Até esta quinta (21), o resultado ainda não tinha sido divulgado. Quando houver uma conclusão, o estudo será replicado em pessoas que perderam o movimento de algum membro, por exemplo.

No DF não é possível estimar o quão frequente é a característica de um sexto dedo com uma função evidente, mas, segundo especialistas, é possível dizer é que “entre 3% e 5% dos bebês nascem com algum defeito congênito, e que os dedos a mais são os mais recorrentes”.

A alteração genética está ligada à hereditariedade e, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não há fatores externos que possam desencadeá-la. O mais comum é que a pessoa nasça com apenas um dedo a mais em cada membro, mas há casos em que a mutação vem acompanhada de lábio leporino ou de doenças no coração.

Embora geralmente os dedos a mais funcionem bem, a cirurgia para extraí-los costuma ser recomendada. O tratamento é oferecido pela rede pública do DF, mas a mudança nas mãos não chega nem a ser cogitada pela família Silva.
G1
PUBLICIDADE.