Extinção de abelhas afetará produção de alimentos no planeta, alerta ONU

Extinção de abelhas afetará produção de alimentos no planeta, alerta ONU
Um relatório divulgado pela ONU fez um grave alerta sobre a produção mundial de alimentos. De acordo com as Nações Unidas, a extinção em massa de abelhas, borboletas e outros animais que polinizam plantas pode afetar diretamente a alimentação dos seres humanos.
PUBLICIDADE:
agua glucha
As cerca de 20 mil espécies de polinizadores são peças-chave em diversas culturas, que valhem milhões de dólares, todos os anos, de frutas a vegetais até café e chocolate.
Cerca de duas em cada cinco espécies de polinizadores de invertebrados, como abelhas e borboletas, estão no caminho para a extinção, disse o relatório. Polinizadores com vertebrados, como beija-flores, morcegos, estão apenas ligeiramente melhor, com um em cada seis espécies ameaçadas de extinção.
“Estamos em um período de declínio da população e as consequências vão aumentar”, disse o principal autor do relatório, Simon Potts, diretor do Centro de Investigação Agro-ambiental da Universidade de Reading, na Inglaterra.
PUBLICIDADE:
BIG B
O problema é que o relatório não pode apontar para um único vilão. Entre os culpados para extinção estão a forma como a agricultura mudou, não deixando uma diversidade suficiente e flores silvestres para os polinizadores usarem como alimento; o uso de pesticidas; perda de habitat para as cidades; doenças, parasitas e organismos patogênicos; e o aquecimento global.
O relatório é o resultado de mais de dois anos de trabalho de cientistas em todo o mundo, que se reuniram sob várias agências da ONU diferentes para chegar a uma avaliação da biodiversidade da Terra, começando com os polinizadores. É um esforço semelhante ao que as Nações Unidas têm feito com o aquecimento global, reunindo um relatório enciclopédico para contar os líderes mundiais que está acontecendo e dar-lhes opções para o que pode ser feito.
O relatório, elaborado a partir de muitos estudos científicos, foi aprovado por um congresso de 124 nações reunidos em Kuala Lumpur nesta sexta-feira . “A variedade e multiplicidade de ameaças aos polinizadores e polinização geram riscos para as pessoas e meios de vida”, afirma o relatório. “Estes riscos são em grande parte impulsionado por mudanças na cobertura da terra e sistemas de manejo agrícola , incluindo o uso de pesticidas”, segue o texto.
Fonte: Correio do Estado
PUBLICIDADE:
banner-anuncie