Estudo identifica 68 bebês nascidos com anticorpos contra covid

Segundo pesquisa da UFMG, transmissão da proteção contra o vírus ocorreu por meio da transferência placentária


Pesquisa utiliza o teste do pezinho para identificar exposição ao coronavírus na gestação UFMG – (Foto: Divulgação/Faculdade de Medicina da UFMG)

Um estudo realizado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) identificou 68 casos de transferência de anticorpos do coronavírus da mãe para o filho durante a gestação. A pesquisa utilizou o teste do pezinho e testagem das mães para identificar os anticorpos e irá acompanhar as repercussões no desenvolvimento infantil dos recém-nascidos. Nenhuma das mães participantes do estudo havia sido vacinada para covid-19.

Outros estudos também comprovaram a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê durante a gestação, como o trabalho conduzido no Hospital Pennsylvania, na cidade de Philadelphia, onde das 83 grávidas que tinham testado positivo para infecções anteriores de covid-19, sendo que 72 transmitiram o IgG via placenta para os bebês. Outro caso brasileiro de bebê que nasceu com anticorpos, mas proveniente da mãe imunizada pela vacina, ocorreu na cidade de Tubarão, em Santa Catarina.