Esposa de paciente com Covid-19 apresenta sintomas, mas não consegue fazer teste

Sesau diz que necessidade de testagem é determinada após avaliação médica

Gabriel Maymone Em 10h22 – 20/07/2020

UBS Tarumã
Mulher procurou unidade de saúde do Tarumã, na manhã desta segunda-feira (20). (Imagem: Reprodução)

Esposa de paciente com teste RT-PCR positivo para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, procurou a unidade de saúde do Bairro Tarumã, na manhã desta segunda-feira (20), com sintomas da doença, mas não conseguiu sair de lá com teste agendado.

“O médico me deu um número par aligar, dos Bombeiros, mas lá só tem vaga para o final do mês. Vou ter que ficar esperando”, relata Joseane Ramos Vasques, que alega estar com fortes dores de cabeça e de garganta, febre e perda do paladar.

A mulher diz que é portadora de diabetes e tem pressão alta, dois fatores de risco para a doença. “Na triagem me disseram que só o fato do meu marido estar com Covid-19 não significa nada”, desabafou.LEIA TAMBÉM:

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que para a realização do teste rápido, é necessário que o paciente esteja dentro do período de oito a treze dias de sintoma, para o resultado não mostrar um falso negativo.

Ainda conforme o órgão, a testagem é feita de acordo com avaliação médica, que determina se será necessário fazer o teste ou não.

“A Sesau pede a colaboração da população e orienta que, em caso de dúvidas sobre os sintomas, entre em contato pelo telefone 2020-2170 antes de procurar uma unidade de saúde, já que, através desse número também é possível o atendimento com um médico”, finalizou.