Epicentro do coronavírus em MS, Dourados tem menos de 40% em taxa de isolamento social

Epicentro do coronavírus em MS, Dourados tem menos de 40% em taxa de isolamento social

No dia que Dourados confirmou mais dois óbitos por coronavírus, o número da taxa de isolamento social ficou apenas em 39,3% no índice, de acordo com dados do governo do Estado. O número é inferior a 70%, recomendado pelas autoridades de saúde para conter a propagação do covid-19. O município já confirmou 1.964 casos da doença e 13 mortes.

Do total de infectados em Dourados, 857 são considerados recuperados e 1058 estão em isolamento domiciliar. No município há 56 pacientes hospitalizados por causa do coronavírus, 27 em leitos de enfermaria e 29 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O isolamento social também é indicado para evitar um possível caos no sistema de saúde. A macrorregião de Dourados tem 54% em taxa de ocupação global de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Conforme o boletim da SES divulgado na terça-feira, as macrorregiões de Corumbá (80%) e Campo Grande (71%) têm as maiores taxas em ocupação de leitos de UTI no Estado. No levantamento constam internações de casos confirmados de covid-19, suspeitos e de pacientes com outras patologias.

Ainda de acordo com os dados do governo do Estado, apenas Figueirão (52,3%) e Coronel Sapucaia (50,0%) figuram acima de 50% em taxa de isolamento. Enquanto Sete Quedas está na pior colocação do ranking com 26,1%.

Como um reflexo da baixa adoção da medida pela população, Mato Grosso do Sul figura em 20° lugar no índice de isolamento social por estado com 36,65%.

Situação do coronavírus em MS

De acordo com a SES, Mato Grosso do Sul confirmou 5.784 casos da doença, 2.893 são considerados recuperados e 2.678 estão em isolamento domiciliar. Outros 161 pacientes estão internados no Estado, 85 em leitos clínicos e 76 em UTI.

Mato Grosso do Sul confirmou 55 óbitos por covid-19.