Empresas baianas buscam mercado na América do Sul

FOTO-Ricardo Dias, gerente comercial da Indeba, planeja vender para países vizinhos
Com a crise econômica do Brasil e a retração do mercado interno, algumas empresas nacionais começaram a buscar mercados alternativos em países vizinhos. E duas companhias baianas que integraram recentemente uma missão liderada pela Agência de Promoção de Exportações (Apex) na Bolívia e no Paraguai esperam colher bons resultados mais adiante.
PUBLICIDADE:
tacuru x
Especializada no fornecimento de soluções tecnológicas para a construção civil, a Engpiso espera vender R$ 400 mil aos dois países. “Cerca de 15% desse valor vem de transferência de tecnologia”, afirma o engenheiro Raymundo Dórea, diretor de negócios da Engpiso, Engenharia e Soluções Integradas Ltda.
Ele esteve em Assunção, capital do Paraguai, e em Santa Cruz de la Sierra, maior cidade da Bolívia, como um dos integrantes do Projeto Extensão Industrial Exportadora – Peiex-Sebrae, que ajuda pequenas empresas do setor industrial brasileiro. “Essa foi a primeira missão internacional do Peiex objetivando a internacionalização das empresas brasileiras”, declarou Dórea.
PUBLICIDADE:
art forma 1
No total, foram 40 empresas de todo o Brasil. Dórea ressalta que a Engpiso foi a única empresa do Nordeste no segmento da construção civil. “Com a crise no Brasil, começamos a buscar países vizinhos”, explicou o empresário.
Com 50 anos de existência, a Indeba, Indústria de Detergentes da Bahia, foi a outra empresa do estado presente à viagem. Fundada em 1966 pelo imigrante espanhol José Rosário, a indústria, que é especializada em produtos para a limpeza de empresas, como hotéis, lavanderias e restaurantes, está fazendo contatos no Paraguai e na Bolívia e espera fechar vendas em breve. “Esses países estão crescendo muito e não fabricam produtos de limpeza industrial”, afirma o gerente comercial da Indeba, Ricardo Dias, que viajou representando a empresa.
Dias explica que a viagem teve um cunho técnico, pois a Indeba vai precisar adequar a produção às normas ambientais dos dois países e reunir informações sobre a legislação e os procedimentos de limpeza em cada setor da economia.
“Nos países vizinhos há oportunidades também para microempreendedores individuais que trabalham com artesanato e moda, por exemplo”, afirma o gerente de acesso a mercados do Sebrae, José Nilo Meira. Ele explica que a participação do Sebrae nos programas de exportação está vinculada à capacitação dos empresários, com o trabalho de consultores que dão dicas sobre design e embalagens, por exemplo.
PUBLICIDADE:
LILIAN
No caso da Engpiso, a participação do Sebrae na capacitação ocorre ao longo dos últimos anos, com foco em inovação (Programa ALI, consultorias nas áreas de inovação e internacionalização), cursos EAD/Sebrae Planejamento para Exportar e Procedimentos para Exportação, presencial Treinamento em Comércio Exterior (Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior, a Redeagentes), participações em missões para Panamá e Cuba, e o Programa de Capacitação Internacionalização) junto com a Fieb/CIN.
Paraguai e Bolívia atraentes
PUBLICIDADE:
banner-anuncie
Sétimo maior exportador mundial de carne e quarto de soja, o Paraguai experimentou o terceiro maior crescimento econômico no ano de 2013, com taxa de 14,1%. Em 2014, o setor da construção, que interessa diretamente à Engpiso, cresceu 14,9%. No ano passado, enquanto o Brasil experimentou uma retração de 3,8%, a economia paraguaia cresceu 3%.
Apoiada pelas exportações de gás, a Bolívia teve um crescimento médio de 5% entre 2006 e 2014, tornando-se uma das economias mais dinâmicas da região. A renda que o país obteve com a venda de petróleo e gás em 2015 foi de US$ 3,5 bilhões.
“São países que têm atraído a atenção dos empresários brasileiros”, afirmou o engenheiro Raymundo Dórea. O Peru e a Colômbia são outros países que estão no radar do empresariado brasileiro e devem fazer parte da próxima missão comandada pela Apex.
PUBLICIDADE:
11745577_1615540182038350_7386744584170395597_n
INMOBILIARIA CAPITANBADO:VENHA FAZER UM BOM NEGOCIO.!!
Inmobiliaria CAPITANBADO oferece serviços exclusivos para você que está em busca de um imóvel para comprar ou alugar. Além de poder pesquisar em nossa base de dados, você conta com diversas ferramentas que vão lhe ajudar na busca do seu imóvel. Aproveite!
Inmobiliaria CAPITANBADO conta com dezenas de ofertas de casas, apartamentos, chácaras, sítios, fazendas, terrenos e conjuntos comerciais. Essas ofertas são enviadas e atualizadas diretamente pela imobiliária, corretores, por esse motivo, temos a maior variedade de propostas em imóvel para todo tipo de cliente.
ACESSE https://www.capitanbado.com/inmobiliaria/