Empresa desenvolve camiseta compatível com 5G que promete salvar vidas

ZTE desenvolveu, na Itália, uma camiseta compatível com 5G que promete salvar vidas, batizada de “YouCare”.

Nos siga também no Instagram, @engenhariahoje

O projeto foi apresentado durante o Mobile World Congress de 2021, que ocorreu entre os dias 28 de junho e 1º de julho, em Barcelona.

Outros acessórios também estão no programa YouCare, como:

  • luvas;
  • tiaras;
  • máscaras;
  • palmilhas.

O serviço deverá ser testado a partir no próximo outono, no Centro de Inovação e Pesquisa que está situado em L’Aquila, Itália.

Camiseta compatível com 5G conta com diversos benefícios

De acordo com a ZTE, a nova tecnologia é revolucionária, sendo totalmente têxtil, lavável e fácil de usar; pode ser usada todos os dias, a qualquer hora e sem limitações.

Com a camiseta, será possível realizar um eletrocardiograma, uma análise de ato respiratório, os componentes do suor, o esforço muscular e também a temperatura corporal.

Todas essas informações também podem ser transmitidas, via 5G, para os usuários individuais e também para centros de saúde e controle.

“É uma invenção que mudará a vida e a qualidade da assistência médica doméstica e remota para muitos cidadãos que sofrem de problemas de saúde e pessoas vulneráveis que têm doenças crônicas, garantindo acesso aos serviços de atendimento e ao apoio de nossa rede nacional e internacional”

Francesco Rocca, presidente da Cruz Vermelha italiana e da IFRC

A tecnologia já foi patenteada e certificada, e deverá desenvolver novos serviços de proteção à saúde em diversas áreas, como:

  • telemedicina;
  • trabalho;
  • esporte;
  • bem-estar geral do usuário.

Como funciona a tecnologia

Os parâmetros são detectados por sensores poliméricos que estão “fixados” no tecido inteligente (e-textile) e são imperceptíveis.

Por fim, essa unidade também envia essas informações por 5G a uma plataforma bidirecional, que transmite para o smartphone ou smartwatch do usuário.

Além disso, os dados também podem ser enviados para uma unidade remota, que analisa os números com um software médico.

“Certificada como dispositivo médico, a camiseta foi aprimorada com os algoritmos preditivos de doenças cardiovasculares da BSP-Medical, a líder mundial na área da ciência de dados médicos”

Umberto Sgambati, CEO do Proger Group spa, que criou o sensor “Smart T-shirt”