Emissões de CO2 são maiores em carros elétricos

Uma nova análise realizada pelo Centro de Estudos Económicos da Alemanha indicou que o carro elétrico Tesla Model 3 produz mais CO2 do que um automóvel a diesel. De acordo com o estudo, os carros elétricos dificilmente ajudarão a reduzir as emissões de CO2 nos próximos anos.

A explicação para esse resultado é que a quantidade de energia usada na produção de baterias, as emissões de CO2 dos carros elétricos à bateria são, na melhor das hipóteses, ligeiramente superiores às de um motor a diesel. No entanto, esse resultado só é possível levando em consideração o atual mix de energia na Alemanha. 

“Quem afirma isto são alguns especialistas em energia do Instituto de Pesquisa Económico (Ifo), docentes de física da Universidade de Colónia e da Universidade de Munique. Tesla Model 3 produz mais CO2 do que um Mercedes C 220D. Os investigadores realizaram vários cálculos detalhados. Para isso usaram exemplos concretos. Colocaram lado a lado um elétrico moderno, um Model 3 e um moderno carro a diesel, um Mercedes C 220D”, informou a União dos Produtores de Bioenergia (Udop). 

De acordo com Christoph Buchal, professor de física na Universidade de Colónia e membro da Associação Helmholtz, a tecnologia de hidrogênio-metano oferece uma vantagem adicional ao longo prazo. Ela permite que o excedente de energia eólica e solar gerada durante picos, seja armazenada. 

“O estudo, por exemplo, estima que conduzir um Tesla Model 3 na Alemanha é responsável por 156 a 181 gramas de CO2 por quilómetro. Isso é mais do que um Mercedes C 220D movido a diesel que produz apenas 141 gramas por quilómetro”, finaliza a Udop. agrolink