Emissão do RG segue atrasada e 11 mil aguardam na fila

A falta de papel-moeda mantém o atraso na emissão da Carteira de Identidade, também conhecido como Registro Geral (RG), em Mato Grosso do Sul. Desde o início do mês de novembro a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) está sem o material, que é fornecido exclusivamente pela Casa da Moeda do Brasil.

Apesar de não suspender os agendamentos para emissão do documento, a impressão do RG não é realizada. Com isso, quem precisa do documento vai ter de esperar. Nesta terça-feira, a pasta informou ao Correio do Estado que a Casa da Moeda deve enviar papel-moeda até sexta-feira (6).

Com isso, uma força-tarefa vai agilizar o serviço a partir de segunda-feira a fim de zerar a fila. Por mês, 13 mil documentos são emitidos pelo Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, tanto da Capital quanto do interior.

Em nota, a Casa da Moeda informou que não é responsável pela emissão, sendo que fornece o material a empresas privadas contratadas por governos estaduais. Em Mato Grosso do Sul, a Montreal Informática é a responsável pela expedição do RG. “É importante assinalar que os contratos estão sendo cumpridos exatamente dentro dos prazos acordados, as entregas estão em dia, em ordem e não há nenhuma falta de material”, diz o texto.

Já a Montreal Informática declarou, por meio de nota ao Correio do Estado, que não está recebendo papel-moeda. Questionada, a Casa da Moeda não respondeu até a publicação desta reportagem.

SITUAÇÃO

No dia 26 de novembro, o Correio do Estado noticiou os problemas na emissão da Carteira de Identidade. Com a falta de material, os servidores dos postos de identificação estão agendando a retirada do documento após a segunda quinzena de dezembro.

A manicure Graziele de Souza, 29 anos, tentou fazer a identidade para as três filhas – Vivian, 12 anos; Júlia, de 9; e Eloyse, de 7 anos – e recebeu o agendamento para 26 de dezembro. “Não me disseram nada”, reclamou ela ao ser informada sobre a falta do papel-moeda pela reportagem.

A aposentada Telma Nogueira da Silva foi pela terceira vez ao Posto de Identificação Central – no Shopping Pátio Cetral – e não conseguiu atendimento para o primo, Waldir Barbosa. “Meu primo precisa do documento para abrir uma conta em um banco e até agora não consegue”, reclamou. CORREIO DO ESTADO