Embaixada brasileira registra aumento do número de pedidos de extradição, motivo principal é o narcotráfico

Extradição: número de pedidos sobe em quase 30%.
O Brasil teve o número de pedidos de extradição aumentado em quase 30%, como explicação para esse novo patamar em relação ao ano anterior, os especialistas afirmam que isto se deve principalmente ao narcotráfico. Esse registro chamou a atenção principalmente por ser o maior índice já alcançado desde 2010, ano em que os dados começaram a ser computados.

Como o registro é divulgado referente ao ano anterior, esses aumento foi detectado no balanço referente a 2017. Nele, o governo brasileiro solicitou a extradição de 111 criminosos, crescimento de 29% em relação a 2016, quando na ocasião foi solicitada a extradição de 86 pessoas. Os números desses registros são fornecidos pelo Ministério da Justiça e foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.

Os especialistas da área de segurança afirmaram que esse aumento está diretamente relacionado ao narcotráfico, dando um destaque para a fuga destes criminosos para países como o Paraguai, recentemente pode ser notado uma migração de criminosos para efetuar suas atividades no país vizinho e até encomendas de execuções e assaltos a bancos e transportadoras de valores.

O Brasil é signatário do acordo internacional de extradição e possui relação exclusiva (multilateral) com alguns deles. Por aqui, todos os pedidos de extradição de criminosos ou suspeitos, precisam do aval do DRCI (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional), que é filiado ao Ministério da Justiça. “No caso do PCC, que se expandiu para o Paraguai, faz todo sentido que tenha ocorrido esse aumento em relação aos pedidos para lá. “Hoje, o Paraguai é a principal base do PCC fora do Brasil”, disse Gakiya um dos especialistas no assunto.

24news