Em Ponta Porã, Sindicato Rural informa que não será realizada a Exporã 2020

Nessa quarta-feira, dia 12, para tristeza de muitos, foi emitido uma nota declarando que nessa ano de 2020 não acontecerá uma das maiores festas tradicionalistas de Ponta Porã: a Exporã. Seria a 46ª Exporã que por muitos anos agitou a sociedade fronteiriça.

Festa que já contou com a participação maciça de brasileiros e paraguaios, turistas. Que touxe cantores famosos como Roberto Carlos e Giliard, nos tempos áureos da festa que tinha o apoio de toda a sociedade, mesmo sendo realziada num dos meses mais frio do ano. Nem a neblina deixava o pontaporanense em casa e famílais inteiras iam prestigiar o evento, olhar os bois nelores, brancos nos galpões. As máquinas agrícolas também eram destaques na festa agropecuária. Os estandes do comércio presentes nos dias de festas, com churrasco e bebidas aos convidados.

Mas, com o passar dos anos tudo mudou. Leia abaixo, a nota emitida pelo Sindicato Rural de Ponta Porã aos meios de comunicação:

“O Sindicato Rural de Ponta Porã, tradicionalmente vem realizando por quarenta e cinco anos a EXPORÃ, Exposição Agropecuária de Ponta Porã. Evento que se consolidou com o passar de décadas como um importante difusor de tecnologias para o setor econômico do agronegócio da região, bem como, um grande polo de entretenimento e cultura de nossa cidade.

O tempo passou e o formato das exposições foram se alterando para se adequar a tais mudanças. Houve uma grande mudança na matriz produtiva no setor agropecuário de Ponta Porã, onde se praticava a pecuária, hoje se vê grãos. O público visitante das exposições também se modificou de modo significativo com o passar dos anos, as expectativas, as necessidades, os interesses desses públicos mudaram.

Esses fatores sempre foram cuidadosamente analisados e respeitados pela diretoria do Sindicato Rural de Ponta Porã para a realização das exposições. No entanto, os fatores mais impactantes para a viabilização de um evento como esse e os quais não se tem gerenciamento são os fatores econômicos, sociais e legais, tais fatores acometem diretamente a viabilidade de tamanho empreendimento.

Diante dos inúmeros problemas econômicos pelos quais nosso país vem passando, bem como, questões pontuais e legais relativas à própria estrutura da exposição, que com muita tristeza, a Diretoria do Sindicato Rural de Ponta Porã, informa a impossibilidade de se produzir a edição da EXPORÃ, em março desse ano.

Prezando pela sociedade ponta-poranense, que sempre prestigiou e abrilhantou as nossas exposições, a Diretoria do Sindicato Rural de Ponta Porã, reconhece a participação de todo o povo de Ponta Porã nesses 45 anos de história da EXPORÃ, e agradece de modo veemente, sabendo que jamais seria possível conduzir a EXPORÃ sem tal participação.

Esperando que o futuro próximo propicie melhorias setoriais, econômicas e sociais, a diretoria do Sindicato Rural de Ponta Porã, se fará sempre atuante na proteção dos interesses do agronegócio de nosso município. Almejando entre outras possibilidades, a continuidade das tão importantes Exposições Agropecuárias para o nosso município.”

O que você achou? Deixe seu comentário e sugestão para que essa grandiosa festa possa retornar ao calendário cultural da nossa cidade.