Em Ponta Porã, Policia Civil e Guarda Municipal atuam na escolta e transporte de presos

Agentes do Setor de Investigações Gerais da Policia Civil (SIG) e da Guarda Civil Municipal de Fronteira (GCMFRON) da cidade de Ponta Porã, atuam no transporte e escolta de presos custodiados no 1º DP para serem submetidos a exames no Instituto Médico Legal da cidade, para audiências no Fórum da comarca, para exames médicos no Hospital Regional e para a condução até ao Presídio Ricardo Brandão.

Todos os procedimentos previstos no Manual Operacional Padrão do Sistema Penitenciário são seguidos pela equipe que faz a escolta e transporte dos presos para as Unidades de Pronto Atendimento de Ponta Porã-MS. Os agentes atentam para todos os procedimentos de deslocamento, desembarque, permanência e apresentação do preso nas unidades de saúde; As saídas dos presos são autorizadas pela direção da unidade prisional.

Na ausência do diretor ou diretor adjunto, a autorização é feita pelo chefe de equipe que está de plantão. O transporte e a escolta de presos são feitos em veículo especial, ou seja, viaturas da Polícia Civil e da GCMFron, bem como a condução do preso, sua escolta e segurança são realizadas por agentes do SIG devidamente treinados e capacitados para o uso de arma de fogo com apoio da GCMFron. Fato é que, com os procedimentos corretos aplicados pelos agentes que fazem a escolta dos presos.

É evitada a possibilidade de fugas, resgate ou execução dos mesmos. Desta forma, se um preso está com problemas de saúde ou precisa passar por procedimentos de Exames de Corpo Delito é levado imediatamente a uma unidade de saúde do Hospital Regional ou no Instituto Médico Legal (IML) para atendimento, conforme previsto na Lei das Execuções Penais.

PONTAINFORMA