Em 90 dias, DOF apreende quase 16 toneladas de maconha

Depois do fechamento do 1º bimestre de 2016, com apreensão recorde de 12 toneladas de maconha, gerando uma média diária de mais de 200 quilos de drogas apreendidas por dia, o Departamento de Operações de Fronteira – DOF divulga o balanço dos primeiros 90 dias do ano de 2016, mantendo uma média de apreensão de drogas na região fronteiriça do Estado de Mato grosso do Sul, superior a 170 quilos por dia, chegando a quase 16 toneladas de maconha apreendidas somente no 1º trimestre de 2016.
Os números do narcotráfico, com relação à maconha, são 150% maiores aos apreendidos no mesmo período de 2015, onde foram apreendidas 6,1 toneladas de maconha.
PUBLICIDADE:
banner-anuncie
O tráfico na modalidade “formiguinha”, ou seja, em quantidades inferiores a 30 quilos, transportado em veículos de passeio e ônibus que fazem seu itinerário na linha e faixa de fronteira, tendo como “mulas” na maioria das ocorrências homens e mulheres de outros estados e uma quantidade crescente de adolescentes como transportadores dessa droga. Somente no primeiro trimestre de 2016 foram apreendidos 14 adolescentes pelo ato infracional de tráfico de drogas.
A direção do DOF trabalha no campo social com o ‘Projeto Diga Não ao Crime’, que visa inibir a iniciação criminal de jovens e adolescentes na fronteira, desta forma tentando através da filosofia de policiamento comunitário reduzir o número de jovens e adolescente da região de fronteira que ingressam no mundo do crime através do tráfico de drogas.
“Os números são bastante positivos e esperados pelos policiais do departamento, até mesmo porque nosso 1º bimestre, além de apreensões recorde, foi um período histórico para a instituição. Mantivemos a estratégia de bloqueios itinerantes e patrulhamento em estradas vicinais, intensificamos o combate ao tráfico formiguinha e trabalhamos as denúncias feitas através do 0800-647-6300 e levantamentos pelo serviço de inteligência, tendo como resultado os números aqui apresentados”, explica o diretor do DOF, Coronel PM Ary Carlos Barbosa.
PUBLICIDADE:
CAMBURAO
GRUPO DE WHASSAP. +595 984 202944
CAMBURÃO DA FRONTEIRA – “CAIU APARECE AQUI”