Dubai inicia construção de edifício com quase 900 metros

Dubai inicia construção de edifício com quase 900 metros

Dubai lançou a pedra fundamental, nesta segunda-feira (10), da construção de uma torre ainda mais alta do que o Burj Khalifa, o arranha-céu mais alto do mundo com 828 metros.

O emir de Dubai, xeque Mohamed ben Rashed al Maktum, deu início aos trabalhos da nova torre, a Creek Harbor, no centro da cidade.

“A estrutura será a torre mais alta do mundo em 2020”, quando haverá uma feira comercial internacional em Dubai, de acordo com a nota divulgada.

Em abril passado, o gigante do setor imobiliário Emaar já havia anunciado a construção dessa torre, indicando que seria mais alta do que Burj Khalifa, sem divulgar sua altura exata. Inicialmente, o custo estimado é de US$ 1 bilhão.

A torre foi projetada pelo arquiteto espanhol residente na Suíça Santiago Calatrava. Evocando a imagem de um minarete, o prédio contará com uma plataforma de observação de 18 a 20 andares, na qual haverá hotéis e restaurantes, detalhou o presidente da Emaar, Mohamad Alabbar.

Inaugurado em janeiro de 2010, o Burj Khalifa custou US$ 1,5 bilhão e é uma das joias de Dubai: apenas em 2015, atraiu 14 milhões de turistas.

Grande plataforma comercial do Oriente Médio, Dubai é conhecida por suas centenas de torres de arquitetura às vezes original e futurista.

Na corrida pelo edifício mais alto do mundo, a empresa Kingdom Holding, do príncipe saudita Al Walid ben Talal, lançou a construção em Jidá, cidade às margens do mar Vermelho, de uma torre que mais de 1 km de altura.