Donald Trump demite presidente do FBI após denúncias de espionagem

Donald Trump demite presidente do FBI após denúncias de espionagem

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, demitiu nesta terça-feira (9) o diretor do FBI, a polícia Federal dos EUA, James Comey. Comey investigava uma suposta interferência na Rússia nas eleições passadas para beneficiar Trump.

Em nota, a Casa Branca afirmou qe a demissão deve marcar “um novo início para nossa joia da coroa na aplicação da lei [no caso, o FBI]”. Trump teria realizado a demissão sob recomendação do procurador-geral Jeff Sessions, chefe do Departamento de Justiça dos EUA.

Comey ocupava o mais alto posto do FBi desde setembro de 2013, quando foi nomeado pelo ex-presidente Barack Obama. Suas investigações sobre relações entre funcionários do governo russo e membros da campanha de Trump incomodaram o presidente republicano.

Em fevereiro deste ano, James Comey foi acusado por Trump de vazar, junto à NSA (Agência de Segurança Nacional), informações ilegalmente para a imprensa. O ex-presidente do FBI nega as acusações.

Comey também foi acusado de espionar um empreendimento de Trump, a Trump Tower, antes das eleições, além de ter sido criticado por inocentar Hillary Clinton nas investigações sobre suposto uso de e-mails particulares da democrata para enviar mensagens como secretária de Estado.