Dólar fecha em queda, com reunião ministerial e exterior em foco

Dólar fecha em queda, com reunião ministerial e exterior em foco

O dólar fechou em queda nesta terça-feira (8), à espera do desfecho da reunião ministerial do governo Jair Bolsonaro e com os investidores aguardando novidades sobre as negociações entre Estados Unidos e China sobre um acordo comercial.

A moeda norte-americana caiu 0,48%, a R$ 3,7153. Veja mais cotações. Já o dólar turismo era vendido perto de R$ 3,86, sem considerar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

“O mercado entrou o ano com um viés otimista com o Brasil… além disso, tem a notícia de que a reforma da Previdência tende a ser até mais agressiva do que a de Temer. Isso nos ajuda a descolar do exterior, mesmo marginalmente”, disse à Reuters o operador de câmbio da corretora H.Commcor Cleber Alessie Machado.

Ele se referia à notícia trazida pelo jornal “Folha de S.Paulo” de que a equipe econômica do novo governo estuda proposta de reforma da Previdência que prevê uma regra de transição de 10 a 12 anos, período bem mais curto do que os 21 anos previstos na versão do ex-presidente Michel Temer, o que representaria maior economia de gastos.

Mesmo que no encontro ministerial desta terça-feira nenhuma medida seja anunciada, o mercado espera, ao menos, que a equipe econômica se alinhe depois do mal-estar da última semana, quando o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro “se equivocou” ao dizer que havia assinado um aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).


O episódio levou o ministro da Economia, Paulo Guedes, a tecer uma série de elogios ao presidente na véspera e defender a existência de coesão na equipe.