Dólar desaba 2,5% e encosta em R$3,70 com Lava Jato

Dólar desaba 2,5% e encosta em R$3,70 com Lava Jato
Dólares: se mantiver esse ritmo, o dólar fechará esta semana com a maior queda acumulada desde outubro de 2008
PUblicidade.
MOTEL
da Reuters
O dólar desabava 2,5 por cento frente ao real nesta sexta-feira, após a Polícia Federal lançar nova fase da operação Lava Jato que tem como alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Às 10:01, o dólar recuava 2,52 por cento, a 3,7065 reais na venda, após cair 5,03 por cento nas três sessões anteriores. A moeda norte-americana chegou a recuar 3 por cento, a 3,6876 reais, na mínima deste pregão, menor patamar intradia desde 1º de setembro de 2015 (3,6192 reais).
PUBLICIDADE.
300 X 430
Se mantiver esse ritmo, o dólar fechará esta semana com a maior queda acumulada desde outubro de 2008. O dólar futuro caía cerca de 2,5 por cento.
“(A presidente Dilma Rousseff) já está muito fragilizada e com isso a oposição ganha mais força”, disse o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado.
“Se as manifestações do dia 13 forem grandes, a situação fica muito ruim para ela”, acrescentou, referindo-se a protestos planejados a favor do impeachment da presidente.
“” style=”box-sizing: border-box; width: 320px; max-width: 320px; border: 0px; vertical-align: bottom;”>
A operação Lava Jato lançou nesta manhã nova fase da investigação tendo como alvo Lula, contra o qual foram expedidos mandados de condução coercitiva e busca e apreensões, para apurar possíveis crimes de corrupção e lavagem de dinheiro do esquema envolvendo a Petrobras.
Notícias que aumentam a pressão sobre Dilma, alvo de processo de impeachment, vêm sendo bem recebidos pelo mercado, que entende que uma troca no governo pode trazer de volta a confiança e abrir espaço para mudanças na política econômica.
PUBLICIDADE.
Sem Título-1
E, agora tendo Lula como alvo direto, a Lava Jato poderia atrapalhar os planos do ex-presidente de concorrer nas eleições de 2018.
Ainda assim, alguns analistas ponderam que as turbulências políticas podem dificultar ainda mais a governabilidade no presente.
Além disso, não é certo que a saída da presidente resultaria em um governo mais apto a promover as reformas econômicas dolorosas que muitos acreditam ser a chave para a recuperação brasileira.
“O mercado está apostando em uma retomada da confiança que pode não se concretizar. Há uma certa euforia e acho que algumas pessoas estão indo no embalo, mas tem muita água para rolar ainda”, disse o operador de um banco internacional, sob condição de anonimato.
Na véspera, o dólar já javia caído mais de 2 por cento sobre o real, reagindo à notícia de suposta delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) na operação Lava Jato envolvendo a presidente Dilma e Lula.
Nesta manhã, o Banco Central fará mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em abril, que equivalem a 10,092 bilhões de dólares, com oferta de até 9,6 mil contratos.
PUBLICIDADE.
banner-anuncie