Dólar cai 1% e fica abaixo de R$ 4 em movimento de ajuste

O dólar caiu frente ao real nesta terça-feira, voltando a ficar abaixo de 4 reais, em movimento de ajuste, após alta superior a 2 por cento na véspera por receio de desaceleração da economia chinesa e, consequentemente, da atividade global.
O dólar recuou 1,01 por cento, a 3,9933 reais na venda, após fechar na véspera na maior cotação desde setembro do ano passado.
“O nível de aversão ao risco hoje foi menor. Houve certa melhora nos mercados e a China parou de desabar… Isso acabou ajudando a ter uma correção aqui”, disse o economista-sênior do banco de investimento Haitong Flavio Serrano.
No entanto, apesar do recuo, a cautela ainda permaneceu no mercado devido a temores sobre a economia chinesa que, na véspera, dispararam a aversão ao risco.
Nesta sessão, a China tentou trazer algum alívio com o banco central do país injetando quase 20 bilhões de dólares nos mercados.
“As atuações trouxeram algum alívio, mas não totalmente. O mercado ainda vai aguardar com cautela a divulgação esta noite do PMI de serviços da China”, disse o operador de câmbio da Correparti Corretora Jefferson Luiz Rugik, referindo-se ao Índice de Gerentes de Compras, que tem divulgação marcada para as 23h45 (horário de Brasília) desta terça-feira.
Nesta manhã, o Banco Central realizou mais um leilão de rolagem dos swaps cambiais que vencem em 1º de fevereiro, vendendo a oferta total de até 11,6 mil contratos. Até o momento, a autoridade monetária já rolou o equivalente a 1,132 bilhão de dólares, ou cerca de 11 por cento do lote total, que corresponde a 10,431 bilhões de dólares. EXAME