Dois de quatro casos suspeitos da nova variante do coronavírus em SP foram descartados, diz secretário da Saúde

Segundo Jean Gorinchteyn, casos descartados são de pacientes internados em hospitais privados do estado e que estiveram no Reino Unido. Resultado de outros dois, confirmados pelo laboratório privado Dasa no dia 31 de dezembro, deve ser liberado pelo Instituto Adolfo Lutz nesta segunda (4).


Dois dos 4 casos suspeitos de infecção por mutação do coronavírus em SP foram descartados, diz secretário

Dois dos 4 casos suspeitos de infecção por mutação do coronavírus em SP foram descartados, diz secretário

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse nesta segunda-feira (4) que dois de quatro casos suspeitos de contaminação pela nova cepa do coronavírus foram descartados.

Segundo Gorinchteyn, os casos descartados são de pacientes internados em hospitais privados do estado e que estiveram no Reino Unido.

Os outros dois suspeitos ainda estão em análise pelo Instituto Adolfo Lutz. Eles foram anunciados pelo laboratório privado Dasa no dia 31 de dezembro. O resultado da contraprova deve ser divulgado nesta segunda-feira (4).

A confirmação da cepa foi feita por meio de sequenciamento genético realizado pelo laboratório em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. As amostras foram enviadas ao Adolfo Lutz para uma nova análise.

Mutação

A variante, chamada de B.1.1.7, já foi registrada em pelo menos outros 17 países. Ela tem mutações que afetam a maneira como o vírus se fixa nas células humanas e é 56% mais contagiosa.

Não há evidências de que a variante provoque casos mais graves ou com maior índice de mortes, nem mesmo que seja resistente às vacinas.

No Reino Unido, ela já representa mais de 50% dos novos casos diagnosticados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O estudo do laboratório brasileiro que identificou essa versão do coronavírus foi iniciado em meados de dezembro, quando o Reino Unido publicou as primeiras informações científicas sobre a variante.

Preocupação com testes

No final de dezembro, o laboratório disse trabalhar com o Instituto de Medicina Tropical da USP para gerar material que permita testar a eficiência de alguns tipos de testes do coronavírus.

A preocupação é que alguns atuais possam apresentar falsos negativos – quando uma pessoa está doente mas o exame não aponta a presença do vírus.

“Alguns testes de imunologia e de sorologia que só identificam a proteína S podem apresentar resultados falso negativos nos diagnósticos dessa nova variante”, explicou o diretor médico da Dasa, Gustavo Campana.

“Estamos antecipando a avaliação para definir os exames que sofram menos interferência em seu desempenho de diagnóstico, numa eventual expansão desta variante no Brasil”, acrescentou.

Para a cientista Ester Sabino, do IMT da USP, a nova variante reforça a necessidade da quarentena.

“Dado seu alto poder de transmissão, esse resultado reforça a importância da quarentena, e de manter o isolamento de 10 dias, especialmente para quem estiver vindo ou acabado de chegar da Europa”, disse em entrevista à GloboNews em dezembro.

FONTE: G1