Direito a resposta da escola sobre o artigo Quero Carne

Ponta Porã, 02 de Maio de 2022.

Senhores pais e mães, com o intuito de esclarecer e em resposta aos ataques que esta Instituição de Ensino vem sofrendo nas redes sociais, em específico no Facebook, decorrente de postagem de um indivíduo, vem esclarecer o que segue aos pais e responsáveis:
.

  1. O indivíduo que realizou a postagem no Facebook utilizando imagem do material didático da Bernoulli com a frase “Vergonha colégio Topo Gigio” não possui e nunca manteve vínculo educacional de seus filhos com esta Instituição de Ensino, em relação a este, as medidas cabíveis ao caso já foram tomadas para que cessem os injustos ataques a Escola Topo Gigio e aos professores que compõem o nosso corpo docente.
    .
  2. Importante, de logo, destacar que a intromissão de pessoas alheias ao campo da educação dentro do fazer pedagógico guiado por um viés político, ideológico, raivoso e desprovido de qualquer conhecimento sobre a forma como o conteúdo pedagógico é abordado em sala de aula aos nossos alunos e alunas gera uma campanha de ódio, difamação e ameaças protagonizadas por pessoas ligadas a diversos setores da economia, muitas vezes, até mesmo em sua maioria, alheias a nossa Comunidade Escolar.
    .
  3. Esta Instituição de Ensino, presente há mais de 40 anos nesta Cidade, não reconhece o motivo de tal publicação de teor difamatório contra a sua honra, atentando contra o bom nome e à reputação que possuímos perante toda a sociedade local, inclusive, com a sua posição política neutra, ao contrário do que sugere a publicação, ganhando um viés político e ideológico nas redes sociais, diferente do ocorrido em sala de aula.
    .
  4. Destacou-se de forma isolada trecho do livro da Bernoulli em que são abordados aspectos da Educação Ambiental, através do estudo de materiais e de energia, onde discute-se os diversos aspectos da dependência humana em relação à água, bem como as atitudes individuais e coletivos do consumo consciente de água e energia.
    .
  5. Nossa professora de Ciências, neta de produtor agropecuário, Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e Doutora em Ciências Biológicas, também pela UNIPAMPA, abordou em classe o consumo consciente de água e energia, em nenhum momento criticando ou, sequer, opondo-se de qualquer forma as atividades de agricultura e pecuária, bem como sugerindo eventual boicote ao consumo de carnes ou demais itens.
    .
  6. No capítulo do livro da Bernoulli, são citados diversos outros exemplos do consumo da água e seus efeitos, seja na produção de alimentos em fábricas, bem como na construção civil ou produção e confecção de roupas, calçados, brinquedos, livros, eletroeletrônicos, celulares, tablets, computadores, televisores, etc.
    .
  7. A Direção e sua Coordenação Pedagógica coloca-se à disposição de todos os pais, mães e responsáveis que tiverem qualquer dúvida/questionamento em relação ao conteúdo do material didático utilizado e, principalmente, na forma de abordagem em sala de aula dos temas propostos pelos nossos Professores que compõem o corpo docente desta.
    .
  8. Por fim, reiteramos e agradecemos a todos os pais, mães e responsáveis que compõem a nossa Comunidade Escolar pelas palavras e mensagens de apoio que temos recebido, principalmente aos que atuam no setor da agricultura e pecuária nesta Cidade e que a nós confiaram, confiam e continuarão confiando a educação de nossas crianças.
    .
    Atenciosamente,
    A Direção.