Dias sem fim! NASA encontra planeta parecido com a Terra com dia e noite infinitos

Não é muito fácil encontrar planetas parecidos com a nossa Terra, mas toda vez que a NASA descobre algum sempre há uma peculiaridade sobre ele. É o caso de TOI 700 d. Que é quase do tamanho da Terra, mas orbita uma estrela anã há 100 anos-luz de distância; a mais distante já descoberta pela agência espacial americana.

Ele é o primeiro planeta descoberto pelo TESS, Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito, da NASA. Por ser um pouco maior, o TOI 700 d leva 37 dias para completar uma volta ao redor da estrela anã, chamada TOI 700. Aí é que mora uma curiosidade interessante sobre ele: assim como a Lua, o planeta sofre de travamento gravitacional, ou seja, ele não gira em torno de si mesmo, apenas ao redor da sua estrela, fazendo apenas movimento de translação, o planeta não tem movimento de rotação.

Um dos itens que tornam possíveis especulações sobre a sobrevivência no planeta é esse movimento de translação e a estrela ser menor; ter apenas 40% da massa e tamanho do nosso Sol e ser mais frio, ela tem apenas metade da temperatura.

Os três planetas de dia e escuridão eternos descobertos pela TESS.

No total, esse sistema possuí 3 planetas: TOI 700 b e TOI 700 c. O primeiro leva 10 dias para completar uma volta e o segundo, 16. TOI 700 b provavelmente´e rochoso e menor que a Terra, enquanto que o seu irmão é gasoso e 2,6 vezes maior que o nosso planeta. A herança de família deles é única: todos eles tem uma face onde sempre é dia e a outra mergulhada numa eterna escuridão.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a NASA encontra um ambiente onde supostamente é possível sobreviver fora da Terra, anteriormente a agência espacial encontrou indícios de água numa lua de Júpiter e indícios de água em Marte, o que cria muitas esperanças sobre a extraterrestre