Dia de tempo seco? Saiba como sua saúde pode ser afetada

Dia de tempo seco? Saiba como sua saúde pode ser afetada
Doutíssima
Quem possui crianças em casa ou problemas respiratórios deve estar familiarizado com umidificadores de ar durante os dias de tempo seco – e não é por nada. A falta de umidade pode trazer riscos para a saúde. Em ambientes fechados, por exemplo, é possível a disseminação infecções respiratórias e irritação de alérgenos.
Tempo seco e os efeitos sobre o corpo
A baixa umidade pode ter uma vastos efeitos sobre o corpo humano. O ar seco é conhecido por desencadear e agravar o desconforto da congestão nasal, por exemplo. Trata-se de um problema que ocorre quando os tecidos da região do nariz e os vasos sanguíneos ficam inchados e com excesso de fluido.
Os efeitos? A Rhinologic Society indica que dores de cabeça muitas vezes acompanham a congestão nasal, especialmente por conta da pressão intensa na face. O desconforto costuma ficar localizado na testa, bochechas e cantos dos olhos.
Além da desidratação, outro problema comum, o tempo seco também deixa a sua pele ressecada e os lábios rachados, o que pode ainda resultar em sangramento das vias respiratórias.
Bactérias e vírus não gostam das condições secas, mas germes sobreviventes encontram no seu nariz seco e inflamado um ambiente bastante convidativo. Ou seja, vale ficar atento e evitar a exposição a condições de ambiente pouco úmidos.
Aumentar os níveis de umidade
Se o ar em sua casa ou escritório é consideravelmente seco e você começou a detectar alguns dos efeitos mencionados, é hora de intervir. Mesmo que você não esteja apresentando sintomas, verifique o ambiente.
Plantas da casa secas, papel de parede descascando, aumento da eletricidade estática são indicadores comuns de baixa umidade. Vale a pena ainda verificar pisos de madeira e móveis para ver se eles aparecem rachados.
Lembre-se que a umidade escassa pode ocorrer em qualquer época do ano. Para aumentá-la a umidade sem promover riscos, experimente alguns destes truques simples:
Inale o vapor de uma xícara de chá de ervas. Isso vai umedecer a passagem nasal
Faça um banho de vapor. Basta tomar um banho quente ou ficar sentado no banheiro enquanto o chuveiro quente está ligado
Ferva uma panela grande de água no fogão para adicionar umidade ao ar em toda a sua casa. Alternativamente, você pode colocar bacias de água quente em várias áreas
Use umidificadores. Eles devem ser esvaziados, lavados e limpos após cada utilização para evitar a disseminação de patógenos nocivos no ar.