Dezembro promete ser chuvoso e com umidade do ar alta em Mato Grosso do Sul

Com a chegada do verão, precipitações e umidade relativa do ar aumentam no último mês do ano

Dezembro é o mês típico de chuvas e elevações de temperatura, devido à estação do verão, que começa no dia 21. E, não por acaso, segundo o meteorologista Natálio Abraão, estão previstas nebulosidade, enxurradas, chuvas intensas, trovoadas, relâmpagos, raios, ventos e inundações para este mês em Mato Grosso do Sul.

Ainda conforme o meteorologista, haverá tempestades na próxima sexta, sábado e domingo em Corumbá, Ladário, Dourados, Maracaju e outros municípios vizinhos.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a partir da próxima quinta-feira (3), o tempo ficará mais instável. Haverá chuvas em todas as regiões com possibilidade de tempo adverso com ventos fortes, raios e granizo.

Para hoje, a umidade relativa do ar será de 85% a 45% ao longo do dia. Há possibilidade de rajadas de vento nas regiões sudoeste, sul, central e pantaneira.

Na capital, a mínima será 21ºC de e a máxima 33º . Em Dourados, mínima de 23ºC e máxima de 36ºC. Em Corumbá, mínima de 26ºC e máxima de 35ºC. Em Três Lagoas, mínima de 25ºC e máxima de 38ºC. Em Aquidauana, mínima de 26ºC e máxima de 36ºC. Já em Sonora, a mínima será de 24ºC e a máxima de 35ºC. 

Recomendações em casos de tempo adverso, segundo o Cemtec

  • Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar
  • Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada. Correio do estado.