CV trava guerra sangrenta com Família do Norte no Amazonas

Por Mario Hugo Monken . EuRio.com.br

Foto: Divulgação

Uma filial da facção criminosa carioca Comando Vermelho (CV) está rivalizando com a organização Família do Norte (FDN) no Amazonas. A disputa tem causado mortes na capital do Estado. Um membro do CV amazonense estaria escondido no Rio e, dali, ordena os crimes contra os inimigos.No último dia 15, cinco homens foram mortos e outros dois ficaram feridos em uma chacina ocorrida na comunidade Parque São Pedro, no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus.

Conforme levantamentos da polícia, o ataque foi promovido pelo CV contra integrantes da FDN.
A briga entre as facções teria sido o motivo também da morte de Fernanda Caroline Chaves Pinho, de 25 anos, conhecida como Barbie do tráfico, ocorrida na última segunda-feira (23) A jovem era do CV e teria sido assassinada a mando de membros da FDN. O crime teve repercussão nacional.
Segundo a imprensa amazonense, a FDN temia que “Barbie” tomasse o comando do tráfico de drogas na região do Centro de Manaus, onde a facção domina o comércio de entorpecentes em boates e casas noturnas.
Além disso, a FDN acreditava que Fernanda estaria delatando à polícia os traficantes da facção que atuavam nas casas noturnas do Centro de Manaus.
Uma das regiões mais problemáticas em Manaus é a Zona Sul. A briga entre as duas facções vem deixando um rastro de sangue na região. Vários assassinatos já foram registrados nos bairros.
De junho até o inicio de agosto deste ano,14 execuções e 17 tentativas de homicídios foram registrados nos bairros Japiim, Petrópolis, São Lázaro, Crespo, Morro da Liberdade, Centro, Betânia e Santa Luzia.

Um dos mandantes dos crimes seria o traficante Wellington Cardoso dos Santos, de 26 anos, conhecido como “Mano Kaio” ou “Kaio do 40”.

Conforme informações levantadas pelo Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), “Mano Kaio” estaria escondido em um morro no Rio de Janeiro. Dali, o traficante ordena as mortes de rivais.

A primeira prisão de “Mano Kaio” aconteceu no dia 18 de agosto de 2017, pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), com apoio da Força Nacional e a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Na época, ele foi localizado na região dos Lagos (RJ) onde negociava armas e drogas com membros do CV, na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte da capital fluminense. Com ele, os policiais civis apreenderam 300 kg de maconha e armas.

No Amazonas, existiria uma regra: todos os integrantes do CV possuem cadastro para identificar cada membro. Quem migra para outra facção criminosa ou fere as leis da organização são executados. Os rivais também são alvos quando tentam tomar o território dominado pelo CV.

Conforme dados da polícia, a disputa entre as duas facções se acirrou depois que o criminoso Gelson Carnaúba, o “Mano G”, deixou a Família do Norte e se aliar ao Comando Vermelho. O narcotraficante recrutou “Mano Kaio” e Alexsandro Oliveira dos Santos, o “Sandrino”, além de outros bandidos