COTA ZERO NÃO! PILOTEIROS DE PESCAS COM TURISMO VOLTAM A FECHAR O RIO PARAGUAY EM MURTINHO NESTE DOMINGO

– Dezenas de pescadores, isqueiros e piloteiros de turistas de pesca esportiva estão protestando novamente neste instante em Murtinho. O novo protesto é contra a demora do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) definir a regra para este ano. a principio o trade turísticos de Murtinho rejeita a diminuição da costa, que é atualmente de 10 kilos e um exemplar contra cinco kilos e um exemplar para este ano.
Os empresários de Murtinho se manisfestaram contra esta ação de Azambuja que não tem nenhum estudo a respeito da diminuição do estoque de pescado. “Não testemunhei nenhum ambientalista mergulhar no rio para contar a quantidade de peixe”, diz um empresário do setor revoltado.
Murtinho tem no turismo de pesca sua principal fonte de renda, já que até o momento o perfil econômico do município foi abandonado que é a pecuária. Tem uma planta de frigorifico da Marfrig no valor de 100 milhoões de reais abandonado pelo dono que seria hoje a opção de trabalho sem a pesca esportiva.
“Decretar Cota Zero sem oferecer alternativa de renda para os trabalhadores é a mesma coisa que decretar o fim de Murtinho. Esse governador quer acabar conosco”, diz o piloteiro Francisco Garcia que está há 30 anos na labuta.
O protesto não tem hora para acabar, neste momento não passa nenhuma embarcação nesse trecho, esta bloqueado o rio para a navegação.