Coronavírus dispara e infectologistas pedem fechamento do comércio em Dourados

Os médicos também querem a interrupção do transporte público, como medida para evitar o esgotamento de leitos na cidade.

Diante do crescente número de casos de coronavírus em Dourados, que já registra 1138 pessoas infectadas e três mortes em apenas um dia, a Sims (Sociedade de Infectologia de Mato Grosso do Sul) quer o fechamento do comércio na cidade. Entidade também quer que  o município divulgue diariamente a taxa de ocupação global, por todas as causas, dos leitos de UTI.

O pedido faz parte de medidas urgentes, que precisam ser aplicadas como forma de contenção da pandemia na cidade e constam de uma nova nota de alerta divulgada pela entidade, que se diz  preocupada com o número de casos confirmados no município.

Segundo a Sims,  os números de casos confirmados “já ultrapassou a marca de 100 casos/100.000 mil hab. , com curva ascendente de casos novos, bem como aumento da taxa de ocupação de leitos de enfermaria de UTI”.

A nota afirma, ainda, que pode haver um risco de comprometimento do atendimento à população, na medida em que há um  número crescente de profissionais de saúde infectados. Há relatos de que dois médicos estão em estado grave e ocupam vagas nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

Os infectologistas também pediram que a administração municipal informe à população a eficácia das medidas já estabelecidas de contenção do vírus e a previsão “da adoção de medidas mais rígidas de distanciamento social como, por exemplo, o fechamento do comércio e interrupção do transporte público, para evitar o esgotamento desses leitos e a maior letalidade associada à doença”.

O alerta conclui que “permitir a propagação descontrolada não deve ser uma escolha de nenhuma gestão, pois prejudicará não apenas os cidadãos daquele local, mas também afetará outros territórios vizinhos”.nA nota é assinada pela médica Andrea Campos de Siqueira Lindenberg e mais seis membros da sociedade. MIDIAMAX