Contrair gripe dá alguma proteção contra a Covid-19? Estudo responde

Recuperar de uma constipação pode dar proteção extra a algumas pessoas contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19

Contrair gripe dá alguma proteção contra a Covid-19? Estudo responde

Cientistas da University College London, no Reino Unido, rastrearam mais de 750 profissionais de saúde que trabalhavam com pacientes que sofriam de Covid-19. 

No decorrer do estudo, os investigadores detectaram que 58 dos participantes que nunca haviam testado positivo para a Covid-19, e todos eles mostraram um aumento na produção de células T. 

Os resultados do estudo, publicado na revista médica Nature, apontam que “a exposição prévia à gripe comum pode dar um avanço contra o vírus”, disse o autor Leo Swadling ao jornal The Telegraph.

Swadling explicou que a existência das células T “inclina a balança a favor do sistema imunológico eliminando o vírus antes que este se comece a replicar”. 

Os investigadores também descobriram que ao invés de evitar completamente a infecção, alguns dos trabalhadores experienciaram uma infecção leve que não foi detectada nos testes de rotina. Dr Swadling descreveu o achado como “infeção abortiva”.