Conheça os alimentos capazes de amenizar os temidos sintomas da TPM

Conheça os alimentos capazes de amenizar os temidos sintomas da TPM

Alimentação pode ter grande influência na vida das mulheres durante o período menstrual -Foto: Agência Getty Images
São apenas três letras, mas a TPM, ou tensão pré-menstrual, pode atrapalhar muito a rotina de algumas mulheres e também das pessoas que as cercam nos dias que antecedem a menstruação. Cada uma reage de um jeito, mas os sintomas clássicos como dores, mau humor, irritação e inchaço atingem 80% das brasileiras, segundo o Ministério da Saúde. Mas passar por esse período não precisa ser tão difícil. De acordo com a nutricionista Marcela Mendes, a alimentação pode ser grande aliada e ajudar a amenizar os problemas relacionados à TPM.

“É através da alimentação que o corpo vai produzir as substâncias que fazem a mulher se sentir melhor (ou pior) nesses dias. A deficiência de certos nutrientes dá sinais que ficam mais claros no período pré-menstrual, por isso, ser adepta de um estilo de vida saudável e, sobretudo, ter uma alimentação balanceada, pode minimizar os seus efeitos adversos e tornar os sinais mais brandos”, afirmou Marcela.

E a nutricionista listou cinco alimentos que devem ser usados como “melhores amigos” das mulheres durante o período menstrual. Confira abaixo:

Chocolate 70% de cacau: o chocolate ajuda a melhorar sintomas como cansaço, falta de ânimo e tristeza. Ao consumir chocolate, há a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. A recomendação diária para obter os benefícios é consumir 30 gramas diariamente.

Linhaça: pequena, mas poderosa, a semente de linhaça tem várias características interessantes. A primeira delas é ser uma das maiores fontes de ômega 3 e ser cheia de nutrientes, como fibras e outras substâncias que ajudam a diminuir o risco de doenças. Além disso, a semente tem em sua composição grandes quantidades de lignanas, um fitoestrógeno com ação similar ao estrógeno, que auxilia diretamente no combate aos sintomas da TPM. A indicação é consumir a linhaça durante as refeições ou em cápsulas.

Óleo de prímula: óleo de prímula combinado com borragem formam uma combinação que auxilia na produção de substâncias com efeito anti-inflamatório, necessário na formação de compostos que regulam os hormônios femininos. O óleo contribui ainda para diminuição da mastalgia (dor nas mamas) e pode ser encontrado em cápsulas.

Soja e derivados: por conter isoflavonas e estrutura química similar ao estrogênio (hormônio sexual feminino), a soja ajuda na prevenção e controle dos sintomas da TPM. Ela pode ser consumida de diversas formas: grãos, proteína texturizada, tofu, bebida de soja, farofas e cápsulas.

Chá de gengibre: tem propriedade anti-inflamatória, auxiliando na diminuição dos sintomas da cólica. A indicação é consumir o gengibre cortado em sopas, ensopados e sucos, ou mesmo fazendo chás.