Confirmado 1º foco de ferrugem asiática em lavoura de MS

Pesquisadora da Fundação Chapadão, Alexandra Botelho, confirmou o primeiro foco de ferrugem asiática na cultura da soja, na safra 2015/16, no município de Chapadão do Sul. Segundo a pesquisadora, responsável pelo laboratório de diagnose da Fundação Chapadão, a folha com ferrugem foi enviada pelo consultor Isandro Salbego da revenda Agromano. Segundo o consultor a cultivar é NA 7237, estando no estágio R 5.4 (fase final de enchimento de grãos). Na área do foco o produtor ja havia efetivado duas aplicações com fungicida específico para o controle da ferrugem.
O diretor e pesquisador da Fundação Edson Borges (*), vinha alertando aos produtores quanto a esta possível ocorrência, pois vários focos já haviam sendo registrado em Rio Verde,GO, Carpo Verde e Primavera do Leste, MT e Chapadão do Sul,MS, além das condições de clima (umidade e temperatura) estavam propicia ao desenvolvimento da doença, e o vento soprando da região dos focos para nossa região.
O pesquisador alerta que doravante os produtores devem continuarem procedendo o monitoramento e as aplicações nas áreas até então programadas, e nos talhões em que a soja estiver na fase de R1, ha necessidade de proceder as aplicações, e nas áreas que a soja estiver na fase vegetativa ha necessidade de intensificar o monitoramento para tomada de decisão quanto a necessidade de aplicação e qual produto a ser aplicado.
Outra pratica que deve ser adotada pelo produtor e o manejo antiresistência que compreende as ações que foram definidas pelo Consórcio Antiferrugem, as quais são: Usar sempre misturas comerciais formadas por dois ou mais fungicidas com modo de ação distintos; Não utilizar mais que duas aplicações do mesmo produto em sequência e utilizar no máximo duas aplicações dos produtos contendo SDHI por cultivo; Fazer uso de produtos protetores em associação; Evitar aplicações em alta pressão de doença e de forma curativa. Incluindo assim todos os métodos de controle de doenças, dentro do programa de manejo integrado, esclarece Edson Borges.
*Edson Borges é Engo AgroMe. Pesquisador e Diretor Executivo da Fundação Chapadão. www.fundacaochapadao.com.br – [email protected] – (67)3562-2032 (DouradosAgora)