Conab fiscalizará sete armazéns públicos em MSAção monitora condições dos grãos armazenados

Conab fiscalizará sete armazéns públicos em MSAção monitora condições dos grãos armazenados

Produtos alimentícios que compõem os itens da cesta básica da população e estão armazenados em estruturas de todo país serão fiscalizados pela equipe técnica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até dia 8 de dezembro. A expectativa é vistoriar cerca de 1,4 milhão de toneladas de produtos depositados em armazéns próprios ou de terceiros, em todos estados brasileiros.

Em Mato Grosso do Sul existem atualmente sete armazéns oficiais da companhia localizados nos municípios de: Campo Grande, Cassilândia, Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia. Os espaços totalizam juntos capacidade para estocar 8,6 mil toneladas de grãos, sem contar depósitos alugados por terceiros.

Segundo informações da Conab serão priorizados armazéns que estocam os seguintes produtos: arroz, açúcar, feijão, fubá, café arabica, milho, farinha de mandioca e trigo.

Nessa etapa de fiscalização, serão checados também 191 mil toneladas de produtos de terceiros guardados em unidades da Conab. Desde o início do ano foram vistoriados 181 unidades armazenadoras próprias e de terceiros, totalizando 3,6 milhões de toneladas. Conforme relatório da equipe técnica, os principais problemas encontrados estão relacionados a produtos fora do padrão de classificação, perdas e armazenagem e desvios.

Em todas as fiscalizações da Conab, quando identificado desvios, a irregularidade é informada ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto. 

Fonte: Correio do Estado