Como fazer roteador dual-band transmitir em 2,4 GHz e 5 GHz ao mesmo tempo

Truque ajuda a “turbinar” o Wi-Fi: banda de 5 GHz oferece melhor velocidade, enquanto o sinal de 2,4 GHz tem maior alcance

Alguns roteadores Wi-Fi dual-band podem ser configurados para transmitir o sinal nas duas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz ao mesmo tempo. A troca de banda pode ser feita manualmente, por meio de botões no corpo do dispositivo, ou de forma automática. Apesar disso, existem erros ou bugs que levam à transmissão em apenas uma banda, desativando um dos canais.

Esse problema pode atrapalhar no dia a dia, já que muitos dispositivos funcionam apenas em 2,4 GHz, por exemplo, como é o caso de modelos antigos do Chromecast ou de smartphones Android. Além disso, não é possível aproveitar a capacidade de aparelhos que operam com o sinal do 5 GHz, menos congestionado. Confira no passo a passo a seguir como ajustar o roteador para transmitir a rede nas duas faixas de frequência.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Antes de começar, vale lembrar que há diferenças importantes entre as duas bandas. A banda de 5 GHz fornece sinal com mais canais, possibilitando chegar a uma velocidade maior em um espectro menos congestionado. Já o sinal de 2,4 GHz é mais eficiente em ambientes com muitas paredes, sendo interessante por conta do alcance. Por isso, a combinação dos dois ligados oferece uma experiência mais completa de Wi-Fi para o usuário.

Vale lembrar que o passo a passo foi feito com um roteador da Nokia, mas o procedimento é semelhante em aparelhos de outras marcas.

Passo 1. Encontre no roteador o número de IP de acesso, acompanhado do nome de administrador e senha para logar no roteador Wi-Fi. Normalmente essas informações ficam em uma etiqueta na base ou lateral do aparelho. Também é possível encontrar essas informações no PC;