Como anda a saúde do seu coração?

Em setembro, neste sábado dia 29, comemora-se o “Dia Mundial do Coração”. Data instituída para encerrar o mês dedicado, na maioria dos países, à prevenção das doenças cardiovasculares. As doenças do coração representam a principal causa de morte no Brasil. Sendo o coração o órgão mais atingido pelos principais problemas de saúde nos países em desenvolvimento.

Mas quais são os fatores que aumentam o risco para as doenças do coração? Podemos classificar os fatores de risco para as doenças do coração em modificáveis e não-modificáveis. Dentre os fatores que aumentam o risco para os problemas do coração e que não podemos modificá-los estão a idade avançada, o sexo masculino, a raça negra e a hereditariedade, ou seja, a presença da doença na família. Por outro lado, a grande maioria dos fatores que aumentam o risco para os problemas do coração pode ser modificada.

Dentre eles está a obesidade, o consumo de bebida alcoólica em excesso, o tabagismo, o sedentarismo, o diabetes, o colesterol elevado, a pressão alta, o estresse e os hábitos alimentares inadequados.

Os hábitos alimentares inadequados também estão diretamente associados a maior risco para os problemas do coração. Dar ênfase ao consumo mínimo de 400g/dia de frutas e verduras, devido seu efeito protetor para o desenvolvimento das doenças crônico não transmissível e a manutenção do peso adequado. Dentre os nutrientes que aumentam o risco para as doenças cardiovasculares, quando consumidos em quantidades excessivas, estão a gordura saturada, gordura trans, os açúcares simples e o sal. Estes nutrientes exercem efeito direto sobre a saúde do coração e também influenciam outros fatores de risco, como a hipertensão arterial, a dislipidemia, a obesidade e o diabetes.

Quer saber mais? Alguns alimentos podem ser particularmente benéficos à saúde do coração e são conhecidos como alimentos funcionais. O que define um alimento como funcional é o fato de o mesmo proporcionar algum benefício à saúde, além dos nutrientes que apresenta. Para a saúde do coração, são reconhecidos como funcionais o alho, o tomate, a soja, a uva, o azeite de oliva, o peixe, o farelo de aveia e a linhaça.

Lembre-se: Cuide bem do seu amigo do peito!

Especialização em Nutrição Esportiva, Terapia Nutricional, Nutrição Clínica e Fitoterapia – CRN3 27940. Escreve para o Dourados News.