Com obstrução no intestino, Bolsonaro é submetido a cirurgia de emergência

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) está sendo submetido a uma cirurgia de emergência na noite desta quarta-feira (12) devido a um problema no intestino.

Segundo boletim médico divulgado por volta das 23h pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, o candidato à Presidência apresentou uma distensão abdominal progressiva e náuseas, sendo submetido a uma tomografia do abdômen. O exame evidenciou a presença de aderência obstruindo o intestino delgado, e os médicos optaram por realizar a cirurgia.

O comunicado é assinado pelo cirurgião Dr. Antônio Luiz Macedo, pelo clínico e cardiologista Dr. Leandro Echenique e pelo diretor superintendente do hospital, Dr. Miguel Cendoroglo.

A informação da cirurgia já havia sido confirmada ao UOL às 22h30 pelo presidente em exercício do PSL, Gustavo Bebianno, que acompanha o candidato no Albert Einstein. Segundo uma outra fonte que tem acompanhado a família de Bolsonaro, o candidato não passou bem durante todo o dia.

Bolsonaro foi esfaqueado durante um ato de campanha na última quinta-feira (6), em Juiz de Fora (MG). Uma veia abdominal e os dois intestinos foram atingidos. No mesmo dia, ele passou por uma cirurgia de cerca de duas horas na Santa Casa da cidade, sendo transferido para São Paulo na manhã seguinte.

Ao longo da semana, o presidenciável demonstrou sinais de evolução e passou nesta terça-feira (11) da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para uma unidade de cuidados semi-intensivos.

Também ontem, os médicos iniciaram a reintrodução alimentar, mas a alimentação oral foi suspensa hoje (12) devido ao surgimento de uma distensão abdominal.

O boletim médico divulgado pelo hospital por volta das 18h30 desta quarta-feira informou que Bolsonaro estava em situação estável, sem alterações no quadro clínico nas 12 horas anteriores.

Bolsonaro lidera as principais pesquisas de intenções de voto para o Planalto. No Ibope divulgado nesta terça-feira (11), ele apareceu com 26% das intenções de voto.