Com novas doses, MS estuda iniciar vacinação de idosos acima de 60 anos na próxima semana

Próxima remessa da vacina chega até sexta-feira e será suficiente para finalizar imunização em profissionais da saúde e pessoas acima de 80 anos

Terceiro lote, CoronaVac, Campo Grande
Frasco da CoronaVac (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Mato Grosso do Sul estuda iniciar vacinação de idosos acima de 60 anos na próxima semana. Para confirmar a imunização neste grupo, o Estado aguarda a confirmação de quantas doses da CoronaVac – vacina contra Covid-19 produzida no Instituto Butantan – irá receber. O Ministério da Saúde confirmou o envio de 3,2 milhões de doses aos estados até sexta-feira (05), porém, não informou o quantitativo que será distribuído para cada região.

Com a nova remessa, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) afirma que o Estado terá a quantidade suficiente para terminar de imunizar profissionais de saúde e idosos acima de 80 anos. A vacinação de idosos acima de 80 anos começou na segunda-feira (1º) em todo o Estado. Em Campo Grande, o município dividiu a vacinação conforme a idade, por exemplo, no primeiro dia foram imunizados idosos a partir de 99 anos. Nesta terça-feira, será a vez daqueles com 98 anos e assim por diante.

Vacinação em MS

Conforme o “vacinômetro”, 46.152 pessoas foram vacinadas no Estado, sendo 26,4 mil trabalhadores da saúde, 1,5 mil idosos acima de 60 anos moradores de asilos, 160 deficientes institucionalizados e 18 mil indígenas que moram em aldeias. Em relação à população de MS, já foi vacinado 1,64%.

Com novas doses, MS estuda iniciar vacinação de idosos acima de 60 anos na próxima semana

Os municípios já receberam até o momento 190.746 doses de vacina em Mato Grosso do Sul. A estimativa é de que o público-alvo da primeira fase da campanha seja de 251.440 pessoas em MS.

O primeiro lote recebido no Estado foi com 158,7 mil doses da vacina Coronavac, no dia 18 de janeiro. O segundo lote chegou ao Estado em 24 de janeiro com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O terceiro lote chegou ao Estado em 25 de janeiro com 10,2 mil doses da vacina Coronavac produzida no Brasil.