Com agronegócio, MS garante melhor resultado do PIB no País

Com agronegócio, MS garante melhor resultado do PIB no País

Estado teve desempenho superior entre estados brasileiros
Mesmo diante de recessão histórica em 2015, o que levou todos os estados a registrarem queda inédita na soma de suas riquezas no País, Mato Grosso do Sul destacou-se entre as variações negativas e apresentou o melhor resultado em volume do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com o estudo Contas Regionais, divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado teve o menor recuo entre as unidades da Federação (-0,3%), sustentado principalmente pelo desempenho positivo da agropecuária.

O setor teve crescimento de 10,1% em 2015, no comparativo com o ano anterior. Em valores correntes, o PIB sul-mato-grossense fechou em R$ 83,082 bilhões, conforme o último valor oficial divulgado pelo instituto.

Ainda segundo o IBGE, foi a primeira vez na série histórica iniciada em 2002 que todas as unidades da Federação apresentaram queda no total do PIB.

Em 2015, o Produto Interno Bruto nacional recuou 3,5% em volume e, além de Mato Grosso do Sul, Roraima (-0,3%), Tocantins (-0,4%), Pará (-0,9%) e Distrito Federal (-1,0%) também tiveram desempenhos melhores que o nacional. Em valores correntes, o PIB brasileiro em 2015 foi de R$ 5,996 trilhões.

No outro extremo, Amapá (-5,5%), Amazonas (-5,4%), Rio Grande do Sul (-4,6%), Minas Gerais (-4,3%) e Goiás (-4,3%) tiveram as quedas mais acentuadas, com contribuição importante das atividades dos setores de Indústria e Serviços.

Quanto à participação, Mato Grosso do Sul manteve a 16ª posição na soma de riquezas nacionais em relação a 2014 e responde por 1,4% do PIB brasileiro.

Fonte: Correio do Estado