Com 480 vítimas, MS tem queda de 14,1% no número de crimes violentos em 2018

Em 2017 foram registrados 560 casos.

Um levantamento feito pelo Monitor da Violência, apresentado nesta quarta-feira (27), mostrou que o estado de Mato Grosso do Sul teve queda de 14,1% nos crimes violentos no ano de 2018. Foram registradas 481 vítimas, enquanto que em 2017 foram 560.

De acordo com as informações, o Estado investiu cerca de R$ 120 milhões através do programa MS Mais Seguro. Foram implantados videomonitoramento na fronteira, 7 mil promoções, 1,7 mil nomeações de agentes de segurança e a aquisição de 740 viaturas, além de colocar delegados em todas as delegacias.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a diminuição da criminalidade no estado é um conjunto de fatores que envolve inteligência e investigação com policiamento preventivo e foco no tráfico doméstico.

“Quando você reprime o tráfico doméstico, você reduz os furtos, roubos e roubos seguidos de morte porque, muitas vezes, quem vai roubar um celular para trocar por drogas acaba cometendo o homicídio’, disse.

Ele afirmou que outro fator responsável foi a resolutividade de crimes com apuração e prisão dos autores. “Mato Grosso do Sul é o estado com maior índice de esclarecimento de homicídios do País. Tirando esses criminosos das ruas conseguimos impedir novos delitos’.

É importante destacar que, apesar de fazer fronteira com Paraguai e Bolívia, o estado tem reduzido os índices de praticamente todos os crimes.

O novo levantamento revela que a violência também reduziu na maior parte dos estados no último ano. As exceções ficaram por conta dos estados de Amapá (aumento de 9,7), Tocantins (+43,7) e Roraima (+54%).

MIDIAMAX /