Com 26% da área colhida, MS deve produzir 6,2 milhões por tonelada de milho

Com 26% da área colhida, MS deve produzir 6,2 milhões por tonelada de milho
A colheita da 2ª safra de milho em Mato Grosso do Sul atinge 26,4% da área semeada em 2015/16, conforme dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). No Estado foram cultivados com o cereal 1,740 milhão de hectares, 416 mil deles colhidos.
A Aprosoja estima que serão retirados do campo 6,2 milhões de toneladas de milho (-31,8% ante as 9,1 milhões de toneladas de 2015), com produtividade média de 59,9 sacas por hectare (-32,2%). “A queda acentuada na estimativa de produtividade se deve a fatores climáticos, principalmente a ocorrência recente de geadas em diferentes pontos de Mato Grosso do Sul”, diz a entidade. As regiões prejudicadas estão no extremo sul do Estado, como Laguna Carapã, Ponta Porã, Amambai, Caarapó, Antônio João, Aral Moreira, e ainda municípios do centro-sul, como Sidrolândia e Rio Brilhante.
A colheita está mais adiantada na região norte de Mato Grosso do Sul, com 34% da área. No sul do Estado, 28% dos grãos plantados foram colhidos e na região central, 18%.
Fonte: Famasul