Colheita no Paraguai está perto de 90% da área

País teve greve de transporte

O presidente da unidade regional Caaguazú da Coordenadora Agrícola do Paraguai (CAP), engenheiro agrônomo Hermes Aquino, informou que a colheita de soja no país vizinho está avançando rapidamente. A estimativa do dirigente é de que chegará a 90% da área plantada nessa semana.

O trabalho atualmente é intenso, e nas proximidades dos silos se observam grandes filas de caminhões operando para as futuras descargas. Para Aquino, a zona de Nueva Toledo até ontem chegou a uma média entre 70% e 80% da oleaginosa semeada.

O agrônomo acredita que até essa semana estariam colhendo pelo menos 90%, e com isso terminariam a principal etapa, ficando somente um pouco remanescente que se havia plantado mais tarde. “Depois da colheita que se está fazendo, o solo já se está semeando todo outra vez com soja e algumas parcelas de milho”, expressou Aquino.

Ele ainda comentou que nessa zona do país se está semeando muito pouco milho. Isso se dá em função de o grão ter um preço baixo demais. “É a única forma também de o preço aumente um pouco. Há muita especulação sobre o milho”, manifestou.

Geralmente, no Paraguai, os produtores que produzem milho são os produtores de leite, mas o resto dos agricultores praticamente não plantaram esse produto. Depois de uma importante greve de caminhoneiros, a atividade da cadeia produtiva agrícola voltou com força no Paraguai. Os carregamentos de grãos aos portos se normalizou depois de duas semanas parado. A greve terminou depois de longas jornadas de negociação entre representantes do governo, caminhoneiros e associações de produtores.

Fonte: Agrolink