Cinco cidades de MS vão receber reforço federal no primeiro turno das eleições

Consideradas localidades onde há necessidade de aumento na segurança ou eventual apoio logístico, os municípios de Paranhos, Caarapó, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Ponta Porã receberão apoio de equipes de militares da Força Federal. 

Eles vão atuar nas zonas eleitorais no dia 15 de novembro, dia em que acontece o primeiro turno das eleições municipais de 2020. A medida foi autorizada nesta quinta-feira (5) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), aprovada em sessão administrativa. 

Em Mato Grosso do Sul, Paranhos terá apoio na 1ª zona eleitoral,  Caarapó na 28ª, Aral Moreira e Coronel Sapucaia na 19ª, além de Ponta Porã com reforço da Força Federal nas 19ª e 52ª zonas eleitorais.  

Além das cinco cidades sul-mato-grossenses, localidades dos Estados do Acre, de Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins, também vão receber o reforço operacional e de segurança através do Governo Federal. 

De acordo com informações do site oficial do TSE, a Força Federal é composta pelos militares das Forças Armadas, que em todas as eleições contribuem para a segurança do processo eleitoral com o objetivo de garantir o livre exercício do voto. 

Compete ao TSE requisitar a Força Federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos Tribunais Regionais que solicitarem.

Uma vez aprovadas, as solicitações são enviadas ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações implementadas pelas Forças Armadas.