Cientistas criam 10 mil kg de carne a partir célula

Projeto conseguiu regenerar células de bovinos, galinhas e patos

Uma empresa liderada pelo cientista Nicholas Genovese e pelo médico Uma Valeti criou dez mil quilogramas de carne a partir de uma única célula retirada do animal. Até agora o projeto Memphis Meat conseguiu regenerar células de bovinos, galinhas e patos.

Os idealizadores afirmam que o objetivo do experimento é não só resolver problemas relacionados à pecuária e impulsionar a indústria de alimentos, como também diminuir as consequências negativas da criação de animais, reduzindo o número de mortalidade dos bichos e ao mesmo tempo produzindo alimento de qualidade.

Para que uma célula possa virar um pedaço de carne dentro do laboratório os cientistas a retiram dos animais e a multiplicam até criarem fibras, que são transformadas em músculos capazes de se contrair e relaxar. De acordo com os cálculos do Menphis Meat, a população bovina de 1,5 bilhão de cabeças poderia ser reduzida para 10 mil em todo o mundo, diminuindo consideravelmente a liberação de gases que promovem o efeito estufa por parte da pecuária.

As únicas tentativas para criar o produto em laboratório até hoje usavam células vegetais, o que podia dar um sabor semelhante ao original, mas não continha os nutrientes e o aspecto compatíveis com a carne em si. A expectativa é de que a empresa possa ter a carne desenvolvida em laboratório disponível para a comercialização até 2021. O único empecilho da disseminação desta prática no mundo todo é a resistência de alguns países para regulamentar o produto, que é de origem animal, mas é praticamente todo produzido artificialmente.  

Fonte: Agrolink