Ciclone que avança na área Sul do Brasil pode fazer nevar no Brasil até o fim da semana

by Guarapuavano on 10:45:00
idades com até 1000 metros de altitude, nas serras entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão contempladas com flocos de neves, pois há condições para outras precipitações de inverno como chuva congelada e chuva congelante. Segundo o Clima Tempo, a neve deve cair na noite de quinta (09 de agosto) e madrugada de sexta feira (10).
As condições para nevar estão associadas a presença de um ciclone extratropical entre a costa da Região Sul e do Uruguai e a forte massa de ar frio de origem polar que está chegando ao Brasil.
Além da baixa temperatura, a presença de um ciclone extratropical é uma das condições básicas para a ocorrência de neve sobre o Sul do Brasil.
O frio intenso vem com uma forte massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do Brasil e vai fazer a semana terminar congelante no Sul do Brasil. O ar úmido necessário para formar as nuvens que poderão conter os cristais de gelo vem com os ventos de um ciclone extratropical que passa entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai.
O vento forte gerado por este ciclone extratropical deixa o mar muito agitado nos próximos dias no litoral gaúcho e catarinense.
Se nevar entre esta quinta e a sexta-feira,10 de agosto, será o quarto evento de precipitação de inverno sobre o Sul do Brasil este ano. Nevou no sul do Rio Grande do Sul em 4 de julho.
Nevar em agosto não é comum, mas já ocorreu e não faz muito tempo. Em agosto de 2016 tivemos condições para neve. Em 2013 ocorreram vários eventos no Sul do Brasil e até no fim de agosto, o que é mais raro ainda.
fonte clima tempo