Chuvas voltam a causar estragos em Ponta Porã

Chuvas voltam a causar estragos em Ponta Porã
As chuvas que vêm atingindo o município de Ponta Porã desde o início do ano estão provocando verdadeiros estragos em várias regiões e deixando praticamente ilhados moradores do Assentamento Itamarati. De acordo com a coordenadoria municipal de Defesa Civil, a força da enxurrada está deixando vias da zona rural intransitáveis e deteriorando ruas nos bairros e até no centro da cidade.
Segundo o coordenador de Defesa Civil, Mauro Camargo, somente no mês de janeiro foram 214 milímetros de chuvas, ultrapassando em 10% o limite histórico deste mês do ano que era de 194,6 milímetros.
Até o último dia 13 deste mês, quando foi divulgado um levantamento feito pelo Cemtec/MS, já tinham sido registrados mais 45,4 milímetros, só que as chuvas nesta semana vêm se intensificando e piorando ainda mais a situação.
Na região do Itamarati, seriam necessários cerca de R$ 300 mil para fazer a recuperação dos pontos mais críticos. Numa estrada que atende um grupo de famílias assentadas, a força da enxurrada levou o aterramento de uma tubulação que serve para passagem de água das chuvas e acabou deixando o trânsito de pessoas e veículos impedido no local. Os moradores foram orientados a pegar um desvio, aumentando o trajeto em cerca de seis quilômetros.
EMERGÊNCIA
Em virtude das intensas chuvas que atingiram Ponta Porã nos últimos meses e que vem se intensificando ainda mais nos últimos 45 dias, a prefeitura decretou situação de emergência em algumas áreas da zona rural, locais que foram mais afetados.